|
Alunos participaram da palestra sobre paz nas escolas (Fotos: Portal Infonet) |
A problemática das armas dentro das unidades de ensino foi tema de discussão entre alunos, professores e sociedade civil, em uma palestra realizada pelo Comitê de Desarmamento de Sergipe e por representantes do Programa Mais Educação em Sergipe. O debate ocorreu na escola 17 de Março, no Bairro Santo Antônio, na manhã desta quinta-feira, 14. O coordenador do Comitê do Desarmamento, Fábio Costa, destaca que alunos armados em escolas é uma realidade e que precisa ser mudada.
De acordo com Fábio Costa, a iniciativa faz parte do projeto Escolas Promotoras da Paz. Questionado sobre os índices de caso envolvendo violência com armas nas escolas, Costa declarou que a sociedade só tem conhecimento dos casos de armas dentro das unidades de ensino quando o fato é noticiado pela imprensa. Contudo, explica que os índices são assustadores, embora não tenha números específicos.
“Esse índice está muito alto e está assustando os professores. Muitas vezes não sai na imprensa, mas os professores conseguem identificar esses alunos. Alunos armados em escolas é uma realidade, infelizmente. Contudo, vale ressaltar que o fator gerador não é na escola e sim o fator sócio econômico, berço familiar e o ambiente em que vive. Portanto se alunos chegam ir à escola armados não são motivados pelo ambiente escolar”, avalia, Costa.
|
Alan Vitor "Violência está por fora" |
Projeto
Segundo Fábio, 22 escolas receberam o projeto neste ano. “Essas mesmas escolas receberam novamente o projeto, por ser um trabalho continuado. A ideia é unir forças dando continuidade com trabalhos lúdicos, palestras e mostrando que arma não defende e não protege. Este também será o foco para o próximo ano”, conclui.
Para os alunos Felipe Garcia e Alan Vitor, ambos de 13 anos de idade, o assunto é importante porque proporciona esclarecimentos. “Eu gostei da palestra porque ensina que violência gera violência. Devemos curtir a vida e violência está por fora”, disse Alan.
Por Eliene Andrade