|
(Foto: Portal Infonet) |
O ano de 2014 já se iniciou e os estudantes do Colégio Estadual Senador Leite Neto, no bairro Grageru, na zona Sul de Aracaju, ainda estão concluindo o calendário letivo de 2013. A motivação se dá pela greve dos professores da rede estadual de ensino ocorrida no ano passado.
Segundo o estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, Clenisson Lima de Jesus, 14 anos, as greves ocasionaram uma série de transtornos aos estudantes da instituição de ensino. “É muito ruim porque as greves atrasaram tudo, ainda nem fizemos as provas de final de ano. Só espero que não diminuam as nossas férias, por causa da Copa do Mundo”, relata o estudante.
A também estudante do sexto ano, Letícia Santos, 12 anos, conta que após o retorno das greves, a qualidade do ensino na Unidade de Ensino ficou comprometida. “Quando acabou a greve voltamos ficamos na correria, não dar para pegar bem o assunto”, disse a estudante.
|
O estudante, Clenisson Lima de Jesus |
Em entrevista ao Portal Infonet, a diretora do Colégio Estadual Senador Leite Neto, Cristina Negreiros, informou que “a greve do ano passado acabou afetando todo o calendário letivo da instituição, ao ponto de não conseguirmos normalizá-lo”, disse a diretora.
Calendário letivo
A previsão de término do calendário letivo na instituição está prevista para ocorrer no dia 31 de janeiro. Os alunos que ficarem para recuperação, terão o calendário letivo estendido.
“Aqueles estudantes que ficarem de recuperação parcial, terão que fazer as provas no período de 3 a 6 de fevereiro. Já aqueles que ficarem em recuperação final, ficaram vindo a escola de 6 a 12 de fevereiro”, explica a coordenadora do comitê pedagógico da escola, Maria Auxiliadora.
Seed
|
A estudante, Letícia Santos |
Em entrevista ao Portal Infonet, a assessora da Secretaria do Estado da Educação, Ofélia Freire Onias, informou que boa parte das escolas da capital ainda estão em conclusão do calendário letivo de 2013.
A assessora disse ainda que “Como cada unidade escolar tem autonomia para definir o seu calendário letivo, é a própria unidade que decide como fazer a reposição das aulas. A Seed acompanha o calendário e observa se a escola está realmente cumprindo os 200 dias letivos como exige a legislação”, relata.
Sobre a suspensão das aulas no período da Copa do Mundo, Ofélia disse que "como Sergipe não sedia jogos da Copa, não se faz necessário suspender as aulas no período. Porém, considerando a previsão legal do nosso Sistema de Ensino quanto ao período de férias e recesso, que acontece em meados de junho/julho, as escolas, no uso da sua autonomia, definirão seus calendários, observando as possibilidades de coincidir os referidos períodos", conclui.
Por Leonardo Dias e Verlane Estácio
|
A diretora do Colégio Estadual Senador Leite Neto, Cristina Negreiros |
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B