Alunos da escola pública não aprendem conteúdo adequado

Dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação revelam que apenas 16,5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino aprenderam os conteúdos adequados à série na disciplina de Português. A meta estipulada era de 20,07%. Em matemática, os estudantes ultrapassaram a meta de 8,28%. Na 8ª série os dados também são abaixo do esperado. As informações referem-se ao ano letivo de 2007.

Segundo a pesquisa, os alunos da 8ª série foram melhores em Português – ultrapassaram a meta de 10,21% – mas caíram no aprendizado de Matemática, ficando com 5,41% dos estudantes com aprendizado satisfatório em relação ao conteúdo apresentado naquela série.

A falta de leitura é um dos problemas / Foto: Arquivo Infonet 
Falta de leitura

Um dos parâmetros trabalhados pela Provinha Brasil, que define os dados divulgados pela pesquisa, é a capacidade de interpretação dos alunos. Ou seja, a prova avalia se o aluno tem domínio da leitura e consegue entender o que lhe é transmitido pelo texto. Sendo assim, a professora de português Maria Josefa Almeida entende que os resultados mostram que os alunos das escolas públicas têm trabalhado pouco a leitura.

“Além dos problemas que já são do conhecimento de todos, como a lotação das salas e a falta de recursos, existe também o pouco estímulo à leitura”, explica a professora. Para ela, a escola precisa assumir a responsabilidade de dotar os estudantes de melhor capacidade de interpretação, através do ensino da leitura.

“Desestímulos”

Para a professora de matemática Izabella Matos, estes resultados refletem um conjunto de “desestímulos” existentes na rede pública. “Os pais não participam da vida escolar dos filhos, desestimulando-os e isso provoca desinteresse nos professores”, explica. Além disso, a professora considera que os baixos salários e a falta de condições de trabalho levam os profissionais da Educação a desenvolverem aulas incipientes.

Comparando com a realidade das escolas privadas, Izabella destaca que a organização é fator preponderante de diferenciação com a situação das escolas públicas. Segundo ela, “nas escolas particulares, o aprendizado do aluno é estimulado através da participação dos pais e os professores desenvolvem uma série de atividades em conjunto com a direção da escola, que proporcionam um ensino de qualidade”.

Projetos

A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Niraildes Machado, reconhece que os dados divulgados são baixos, mas informa que vários projetos estão sendo executados para mudar essa realidade. “A campanha ‘Pelo Direito de Aprender’ vem sendo executada nas escolas da rede desde o ano passado e visa oferecer ao aluno um maior embasamento dos conteúdos”, explica Niraildes. Segundo ela, através do projeto, os alunos estão recebendo aulas de reforço escolar durante o recesso das aulas para que se adéqüem as suas respectivas séries.

Além disso, “os pais dos alunos tem sido conscientizados da importância de participarem do processo de aprendizado de seus filhos, através do projeto ‘Boletim Escolar’”, informa a diretora de ensino. Ela ainda destaca que todos os integrantes da Semed participarão de uma reunião de planejamento nos próximos dias 26 e 27, para debater esses e outros dados e propor ações para melhorar o ensino.

Por Valter Lima

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