Alunos da própria rede não precisam confirmar matrículas

Nova ferramenta pretende acabar com as longas filas (Foto: Arquivo Infonet)

A partir deste ano, com a implementação da Matrícula Online, os pais ou responsáveis por alunos da rede estadual de ensino que desejam permanecer na mesma escola não precisarão se dirigir à unidade de ensino para confirmar a matrícula.

A nova ferramenta vai acabar de vez com as longas filas que antes existiam para garantir uma vaga. A matrícula poderá ser feita através da internet na comodidade de casa, por meio do computador, celular, tablet, ou mesmo em alguma lan house.

Caso o aluno não tenha acesso à internet, poderá ser feita a matrícula no laboratório de informática das escolas, onde funcionários irão auxiliar em todo o processo.

A matrícula agora passa a ser online e para efetuá-la, basta acessar o site www.seed.se.gov.br, no link Portal de Matrículas. O portal, ferramenta criada pela Coordenadoria de Informática (Codin/Seed) na gestão do secretário Jorge Carvalho, é de fundamental importância para garantir o acesso de todos à escola pública estadual.

O objetivo é acabar de vez com as longas filas que se formavam na frente das escolas para garantir uma vaga, problema que atormentava pais e alunos.

Passo a passo

Ao acessar o Portal da Matrícula, haverá um link através do qual o aluno ou os pais poderão acompanhar os períodos de matrícula disponíveis em cada unidade de ensino.

Lá informa também que, se o interessado já é aluno da rede estadual de ensino e deseja continuar na mesma escola, a matrícula já está devidamente efetuada pela própria unidade de ensino. Caso necessário, é preciso verificar e atualizar os dados cadastrais e imprimir o comprovante de matrícula.

Se não desejar permanecer na mesma escola, o aluno deve efetuar a matrícula em outro estabelecimento de ensino da rede. Para qualquer uma das opções, o estudante ou os pais deverão clicar no link "Meu Primeiro Acesso" para efetuar a matrícula, preenchendo todos os dados que são pedidos.

Os alunos que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio); comprovante de residência; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); Termo de Responsabilidade; Procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3X4.

Matrícula

Em algumas unidades a matrícula já é realidade e em outras o calendário segue nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Mesmo antes da implantação da matrícula online, o secretário Jorge Carvalho e a superintendente executiva, Marieta Oliveira, estiveram pessoalmente visitando todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), explicando as mudanças e tirando dúvidas dos gestores.

A nova modalidade de matrícula teve início no último dia 15, no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, estendendo-se até o dia 31 de janeiro.

Mas outras unidades já têm calendário próprio, bastando para isso que o aluno ou responsável possa acessar ao site da Seed e verificar a disponibilidade do período de matrículas da cada estabelecimento.

Fonte: SEED

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