Alunos da rede estadual participam de revisão do Enem

Revisões acontecem até esta sexta-feira, 7, no Dom Luciano (Foto: Eugênio Barreto/Seed)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), iniciou na tarde desta terça-feira, 4, as revisões finais para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro em todo o país. Cerca de dois mil alunos da rede lotaram o ginásio de esportes do Colégio Estadual Dom Luciano para conferir as últimas dicas dos professores de biologia, física, química, sociologia, matemática, história, literatura e espanhol. As revisões acontecem até a próxima sexta-feira, no mesmo local.

As revisões finais para o Enem são a culminância do trabalho preparatório para o vestibular que o Governo do Estado realiza durante o ano por meio do programa Pré-Universitário. Através dele, neste ano, 5.870 vestibulandos tiveram a oportunidade de freqüentar o curso gratuito, distribuídos por 40 pólos em 24 municípios sergipanos.

Para Jason Reis, assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/SEED), a quadra lotada reflete a importância do Pré-Universitário para os estudantes. “Essa participação maciça mostra a credibilidade que esses alunos depositam no programa. Esse é um fechamento de um trabalho realizado durante todo o ano e é satisfatório ver que os alunos participaram do programa com bastante fidelidade e entusiasmo até aqui”, declarou.

Já para Manuel Prado, diretor do Departamento de Educação (DED/SEED), “é com sentimento de dever cumprido que a secretaria dá início às revisões finais para o Enem, pois um dos objetivos da rede estadual de ensino é preparar os jovens para que sigam no ensino superior. Isso o Governo do Estado tem proporcionado de forma eficiente, o que tem trazido resultados melhores a cada ano”.

O resultado desta política pedagógica pode ser percebido pelo número de alunos da rede aprovados ao longo dos últimos sete anos. São mais de 23.186 alunos aprovados nos exames da UFS e de outras instituições de ensino superior. Somente em 2013, foram aprovados no Enem 3.042 alunos e 1.045 em outras instituições, totalizando 4.106 alunos ingressos no ensino superior.

Vestibulandos

Entre aqueles que vão enfrentar as provas do Enem no próximo final de semana, um misto de ansiedade e apreensão. É o caso de Williams Joaquim dos Santos que, após 7 anos longe das salas de aula como aluno – ele trabalha em uma escola estadual no bairro Santa Maria como executor de serviços básicos – resolveu encarar os livros e a rotina de estudos no Pré –Universitário para tentar uma vaga no curso de Direito.

“Estou em busca de um sonho antigo, que é o de cursar o ensino superior. Escolhi o Direito, pois tenho afinidade com leitura, com a disciplina de história e tive contato com algumas matérias relacionadas ao Direito quando estudei para concurso público. Voltar para a sala de aula não foi nada fácil, até porque eu estava há muito tempo parado. Para mim foi um recomeço. Acredito que o Pré-Universitário seja um trampolim para uma nova vida”, disse Williams.

Disposição para encarar os estudos também não falta à Ana Beatriz Santos, 16 anos. A jovem, que trabalha no turno da manhã como auxiliar administrativa e cursa o 3º ano do ensino médio à tarde no Colégio Estadual Barão de Mauá, ainda comparece todas as noites às aulas do Pré-Universitário, pois ela considera um reforço no aprendizado.

“Optei pelo Pré-Universitário porque ele abrange todo o conteúdo do Enem, e não apenas os assuntos do 3º ano. No Pré eu revejo assuntos que eu já não lembrava mais, tanto do ensino médio quanto do fundamental. Além do mais o curso conta com bons professores, material e fardamento gratuitos, e eu costumo dizer que não estuda quem não quer. Na minha turma tem uma senhora de 60 anos que está lá, todas as noites. Se ela consegue, por que eu não conseguiria?”, disse Ana Beatriz, que tentará o curso de Letras.

Já Bruna Souza, 19 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Dom Luciano, prestará o Enem para Direito. Então, para reforçar os estudos e ampliar suas chances de vaga em um curso concorrido, Bruna optou por participar do programa Pré-Universitário. “Foi ótimo, pois as aulas do Pré complementaram as aulas da escola. Os professores se mostraram bastante preparados e preocupados com nosso aprendizado. O material didático é rico, de excelente qualidade e de fácil compreensão. Estou feliz com as oportunidades que tive durante o ano. Espero ter sucesso no Enem e nos outros vestibulares que farei”, deseja a aluna.

Dicas

Durante a revisão final, além das dicas e dúvidas a respeito do conteúdo, professores e alunos podem fazer uma grande confraternização. Este é o principal objetivo das revisões, segundo aponta a professora de física, Edigênia Ferreira. “Eles estão prontos, pois se prepararam o ano inteiro para este momento. Por isso, além de passar as últimas dicas e fazer uma revisão geral do assunto, é importante que nós, professores, os deixemos relaxados, tranquilos e conscientes de que são capazes e estão preparados para enfrentar o Enem. É preciso que leiam com calma e tranquilidade as questões para fazer uma boa prova”, destaca a professora.

Com informações da Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais