Alunos da rede pública de Umbaúba ingressam na UFS

(Foto: Ascom prefeitura)

Nos últimos três anos, alunos da rede pública do município de Umbaúba se destacaram no quadro do Programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Pré-Seed). Desde 2009, mais de 150 estudantes conseguiram ingressar no ensino acadêmico graças a um trabalho sério, feito por professores da rede municipal em parceria com o Governo do Estado. 

Responsável pela gestão do sistema no município, Durcinete Monteiro fala mais sobre o trabalho feito na comunidade. “Esse resultado se deve ao compromisso de todos os envolvidos no Programa. Nossa equipe de professores são profissionais gabaritados e compromissados em repassar um conteúdo que realmente surta efeito, acreditando no potencial desses alunos, que precisam de muito incentivo para poderem ingressar na universidade”, detalha.

A coordenadora também fala que o empenho dos alunos é muito importante para que o projeto surta efeito. “É necessário que todos tenham compromisso e vontade de alcançar seus objetivos, que é o de ingressar no ensino superior. É bom salientar que muitos concorreram a vagas de escolas públicas e a políticas de cotas, mas devido a grande seriedade e compromisso dos alunos com o Programa, não necessitaram desses requisitos e passaram com a pontuação necessária, concorrendo diretamente com alunos de escolas particulares”, destaca.

Alterações

A professora explica ainda que para este ano (2012) o sistema terá mudanças, já que a Universidade Federal de Sergipe aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Umbaúba segue – assim como os demais municípios – ao planejamento didático do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), que é elaborado coletivamente com todos os envolvidos.

O estudante Gidel de Oliveira Souza, 22 anos, é um dos que conseguiram ingressar no ensino superior. Ele passou para o curso de Direito na Universidade Federal de Sergipe e ficou entre os 30 melhores classificados. “Caso você tenha um sonho é preciso acreditar nele. Persista e tenha um foco, um objetivo, e você conseguirá realizá-lo”, dá a dica.
Gidel acrescenta algo que a professora Durcinete já havia falado. “Tanto o Município como o Estado deram condições, que antes não existiam para as camadas mais pobres da população, que é a possibilidade de estudar para o vestibular. Mas é preciso que o aluno atente que não basta apenas o bom professor, mas vontade e compromisso de querer conquistar seus objetivos”, destaca.

Devido ao aumento progressivo durante os anos (2009 – 28 alunos; 2010 – 54; e 2011 – 81), a Prefeitura de Umbaúba pretende investir ainda mais no Pré-Seed, possibilitando a ampliação do número de estudantes no ensino superior. Para mais informações sobre o Programa, basta procurar a Secretária Municipal de Educação.

Fonte: Ascom/ P. de Umbaúba

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais