Alunos da UFS reclamam da falta de segurança

Estudantes se reúnem para denunciar insegurança

Os estudantes da universidade Federal de Sergipe (UFS) frequentam as aulas com medo da violência. Eles denunciam que, não apenas os ônibus estão sendo local de marginais, mas também as dependências da universidade. Segundo os alunos, há falta de segurança e iluminação.

As estudantes de fonoaudiologia dizem que, por de terem aulas em um dos departamentos mais afastados, têm medo de chegar até lá. “Tem uma parte escura, sem energia, e a gente tem medo de chegar até lá porque não sabemos quem ou o quê vamos encontrar pelo caminho”, diz Maysa Pereira. Para evitar roubos, a estudante vai à universidade sem celular. Já a colega, Sarah Araújo, relata que não pode andar sem o aparelho. “Preciso usar o celular durante o dia. Por isso, nem posso vir pra cá sem ele. Tenho que correr o risco”, alega.

Estudantes preferem ir à UFS sem os celulares

De acordo com a estudante de engenharia ambiental, Cleice Kelly Sobrinho, a segurança da UFS é apenas patrimonial. “Todos os seguranças que trabalham aqui zelam só pelo patrimônio e não pelos alunos. Nós ficamos reféns”.

Além da insegurança dentro da universidade, Cleice reclama do constantes assaltos à ônibus. “Em abril, fui vítima de um arrastão no 050. Eles sobem no terminal do Campus, quando o ônibus tem poucos passageiros e fazem os assaltos”, diz a estudante.

Já a aluna de química industrial, Naiana Nascimento Paiva, diz ter descido do ônibus em que estava quando ele foi assaltado. “Eu fugi do ônibus, quando percebi que estava sendo assaltado”.

Medidas de Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), há cerca de dois meses foi intensificado o policiamento ostensivo no bairro Rosa Elze, nas imediações da UFS.

UFS

A UFS se manifestou através de nota. Confira na íntegra:

"A gestão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está atenta às demandas da comunidade, especialmente o tocante à segurança, que é um problema de ordem pública em qualquer ambiente. Mantemos estreito relacionamento com os setores competentes para que juntos encontremos soluções para dentro e fora dos campi.

Vale ressaltar que na maior parte das notificações que chegam ao setor de Vigilância da UFS consta a informação de que as ocorrências acontecem nas imediações dos campi, ou seja, fora deles.

A UFS possui em seus campi 49 postos de vigilância, um total de 98 vigilantes de empresa terceirizada, sendo que há 8 vigilantes motorizados no campus de São Cristovão e 8 vigilantes no campus de Lagarto. Os demais campi não possuem vigilantes motorizados devido às suas estruturas físicas. Possuímos ainda 22 vigilantes do quadro efetivo da UFS, porém estes são desarmados.

Também temos empregado tecnologias com a finalidade de melhorar a vigilância dentro dos campi, a exemplo da instalação de 200 câmeras de alta definição no Campus de São Cristovão para monitoramento eletrônico, um investimento aproximado de R$1.500.000,00.

Realizamos também a melhoria da iluminação reduzindo a altura de 42 postes e instalando mais 303. Um investimento de R$ 4.356.677,30 na melhoria da visibilidade dentro da nossa universidade.

Encontra-se em fase de finalização um projeto de instalação de aproximadamente 2.000 metros de cerca tipo concertina no perímetro do campus de São Cristóvão no perímetro que faz divisa com a mata que circunda a UFS."

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais