Alunos denunciam irregularidades em escola pública

Alunos protestam e denunciam irregularidade em escola (Fotos: Portal Infonet)

Os alunos da Escola Estadual Paulino do Nascimento, localizado na Rodovia dos Náufragos, em Aracaju, faltaram às aulas no início da tarde desta quinta-feira, 18, para fazer um protesto contra a situação da escola. Com cartazes, os alunos se concentraram na porta do colégio e cobraram providências da Secretaria de Estado da Educação.

Segundo os estudantes, está faltando vários professores, os banheiros estão sempre entupidos e as salas estão sem ventilação porque os ventiladores estão quebrados e não foram substituídos.

Os alunos revelam que a Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando produtos alimentícios, mas não há pessoal disponível para preparar a merenda escolar. Eles também reclamam da superlotação nas aulas. “Há aluno demais e ninguém suporta o calor”, diz Gislene Merilin dos Santos, 16, matriculada no primeiro ano do ensino médio. “A caixa d´água é destampada, há rã e lagartixa mortas lá dentro e a gente bebe esta água que vai para os bebedouros”, denuncia.

Pilha de ventiladores quebrados

A estudante Amanda da Cunha Batschke, 14, matriculada no primeiro ano do ensino médio, revelou que não está suportando o calor. “Na semana passada, passei mal duas vezes”, conta. “Fiquei bastante vermelha e todo aqui ficou me abanando e eu tomando água esperando melhorar”, revelou.
A estudante Taciane Matos, 15, matriculada no segundo ano do ensino médio, informou que os estudantes permanecerão fora das salas de aula até a Secretaria encontrar uma solução para os problemas.

Depredação

O diretor geral da escola, José Gama, reconhece os problemas, mas manteve as aulas e não coloca a responsabilidade na Secretaria de Estado da Educação. Ele revela que os alunos estão depredando o patrimônio. “Eles puxam o fio e quebram os ventiladores”, comenta. “Coloquei ar condicionado em uma sala e eles quebraram”, revela. “E não vamos suspender as aulas. Teremos aulas normal, mas não vamos obrigar nenhum aluno a assistir aula”, disse.

José Gama responsabiliza alunos por depredação

Ele garante que a Secretaria de Educação já foi acionada e que já está adotando providências para solucionar os problemas. “Estamos aguardando 20 ventilares e também os professores que virão das escolas que estão fechando o turno da noite”, diz.

Segundo o diretor, estão pendentes 14 aulas de química, quatro de sociologia, três de filosofia, duas de redação e três de matemática. “Os professores já chegam aqui com a carga horária completa, por isso fica esta pendência”, explica.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Educação encaminhará, na segunda-feira, técnicos à escola para verificar a situação e fazer um levantamento sobre as necessidades daquela unidade.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais