Alunos desocupam e fazem limpeza da escola Dom Luciano

Estudantes estão limpando espaço (Fotos: Portal Infonet)

O grupo de estudantes que ocupou Escola Estadual Dom Luciano durante onze dias, iniciou nesta sexta-feira, 18, a limpeza e desocupação do local. Todo o processo foi acompanhado por profissionais do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Conforme o grêmio estudantil da escola, o período de mobilização foi proveitoso e a saída dos alunos acontece mediante acordo com a Seed para melhorias na infraestrutura da escola.

“Não é que a ocupação vai acabar. Nós vamos manter de forma parcial. As aulas vão retornar, mas nossas atividades de discutir a PEC 55 e Medida Provisória 746 continuarão. Além dessas discussões, nós fizemos uma pauta com reinvindicações para a escola, como infraestrutura das fachadas, licitação da quadra de esportes e merenda escolar. O secretário de educação assinou e esperamos que ele cumpra, senão voltamos a ocupar de forma integral”, explicou Larissa Lima, presidente do grêmio estudantil do Dom Luciano.

Larissa: nossos debates sobre a PEC e MP continuarão

Durante os onze dias de ocupação, os estudantes se organizaram dentro do espaço escolar e ficaram responsáveis pela limpeza do local e própria alimentação. Na entrega do prédio, os profissionais da Seed avaliaram as condições em que a escola foi entregue. “O colégio está sendo devolvido com todos os espaços cuidados. Estamos aqui para dar tranquilidade a esse processo. Agora são onze dias de aula a repor e a Seed vai acompanhar essa reposição”, afirmou Eliane Passos, diretora do Departamento de Educação da Seed.

Enquanto mobilizados os estudantes tiveram controle sobre todas as salas do colégio e cobriram as câmeras de vigilância com copos descartáveis. De acordo com a presidente do grêmio, as medidas foram por motivos de segurança dos ocupantes. Toda alimentação reunida na ocupação do Dom Luciano, segundo os estudantes, será doada às outras ocupações que ocorrem nas escolas de Sergipe. As aulas no colégio Dom Luciano serão retomadas na próxima segunda-feira, 21.

A Secretaria de Estado da Comunicação informou que os alunos que participaram da ocupação no Dom Luciano serão recebidos pelo Governador Jackson Barreto na próxima segunda-feira, 22, no Palácio dos Despachos.

Ocupações

Profissional da Seed retira cobertura das câmeras

Eliene avaliou desocupação como tranquila 

Em Aracaju, outras duas escolas foram ocupadas nos últimos dias: Colégio Estadual Petrônio Portela, no Augusto Franco, e o Colégio Estadual Professor João Costa, no Getúlio Vargas.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais