Alunos destacam importância da ciência durante feira do ITPS

 

Alunos puderam conhecer detalhadamente os alimentos que consomem (Foto: Portal Infonet)

Estudantes da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, da cidade de Nossa Senhora do Socorro, saíram da rotina da sala de aula, na manhã desta terça-feira, 16, para um momento de aprendizado ao ar livre. Os alunos que cursam atualmente o 9° ano do Ensino Fundamental, puderam conhecer, em uma feira promovida pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), de que forma a ciência está inserida nas mais simples atividades do seu dia a dia.

Focada principalmente na utilização da ciência, sobretudo no que diz respeito às análises, produção e consumo dos alimentos, a feira que compõe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um espaço onde alunas, a exemplo de Izabela da Silva, 17, e Débora Vitória, 15, puderam entender sua importância para o mundo. “Graças a ciência é que podemos saber a origem dos alimentos e os nutrientes que a gente consome”, destaca Débora. “Uma das coisas que explicaram é que ingerimos muitas bactérias, e isso é muito ruim. E é através da ciência que nós temos consciência do que estamos ingerindo”, completa Izabela.

Débora e Izabela aproveitaram a atividade (Foto: Portal Infonet)

Professor de Língua Portuguesa e responsável por acompanhar a turma durante a atividade, Fábio Santos também destacou a relevância do aprendizado adquirido pelos alunos durante a feira. “É uma forma de tirarmos o aluno da rotina da sala de aula para que eles conheçam  a ciência na prática, como são todos os processos aqui demonstrados. Experiências como estas só podem contribuir para mudar a vida deles, na medida em que isso irá ampliar seus horizontes, e assim, eles verão que as coisas não acontecem de forma limitada a teoria de livros na sala de aula”, afirma.

De acordo com a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, esta é a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e objetivo do Instituto este ano foi trazer os alunos de escolas públicas para conhecer as atividades promovidas pelo órgão. “Apresentamos o trabalho desempenhado pelo ITPS em uma linguagem fácil e também buscamos provocar a curiosidade deles na temática da ciência e tecnologia”, declara.

por Yago de Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais