Alunos do Atheneu protestam contra atraso nas reformas

Estudantes do Atheneu protesta contra a demora para iniciar as obras na escola (Fotos: Portal Infonet)

Os estudantes do Colégio Estadual Atheneu Sergipense realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 28, como forma de indignação perante as obras na estrutura, que estão paradas há dois anos. Os alunos deram um abraço simbólico na escola e, aos gritos de “o Atheneu morreu”, lamentaram a atual situação do prédio e os prejuízos causados pela falta de local próprio para assistir as aulas.

Os discentes foram transferidos para o Instituto de Educação Ruy Barbosa e o Centro de Formação Profissional José de Figueiredo Barreto, a ‘Escola Normal’. A estudante Maria Vitória Santos criticou a demora da obra. “Disseram que iriam reformar, e até agora, nada. Não tem obra. Sou estudante do primeiro ano, e nem tive oportunidade de estudar aqui. Pelo jeito, acho que nem vou ter. Sem o Atheneu, como somos alunos do Atheneu?”, questionou.

Thiago Fiel, aluno do 3º ano, diz que a transferência para os outros colégios atrapalha a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no fim deste ano. “Perdemos muito em estrutura. Aqui no Atheneu tem laboratórios, e lá não tem tantos. Ficamos divididos entre duas escolas, e precisamos ficar atravessando a rua para assistir as aulas. Isso tudo nos prejudica demais”, lamentou.

Maria Vitória Santos critica transferência dos alunos para outras duas escolas

Uma professora, que preferiu não se identificar por medo de retaliações, demonstrou tristeza ao comentar. “Os locais onde damos aula não tem estrutura, precisamos nos virar. Os alunos percebem. Um colega nosso foi suspenso há poucos dias e teve o salário cortado. Achamos isso muito triste, ficamos com receio, nos perguntamos qual será o próximo, e não sabemos o porquê disso. Não vemos mais o Atheneu vivo, aquela escola que movimentava toda a comunidade. Os estudantes querem que a sociedade veja o que está acontecendo. A educação está se arrastando”, desabafou. “Eles exaltam os resultados no Enem, mas isso acontece porque todos nós fazemos das tripas coração”.

SEED

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o processo licitatório foi iniciado pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) no último dia 17 e deve ser concluído até o dia 15 de agosto, e defende que até agora o processo não paralisado. A reforma tem um orçamento de R$8,5 milhões e um prazo de um ano para ser concluída, e prevê melhorias estruturais e adequações de acessibilidade.

Thiago Fiel se diz preocupado com a preparação para o Enem

O diretor do Colégio Atheneu, Daniel Lemos, afirmou que o professor afastado foi punido por questões inerentes à sua prática em sala de aula, e que o procedimento administrativo está em andamento.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais