Alunos do colégio Djenal Queiroz realizam manifestação

Estudantes do Colégio Estadual Djenal Queiroz querem melhorias para a unidade (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes do Colégio Estadual Governador Djenal Queiroz realizaram, na manhã desta quinta-feira, 3, uma manifestação que paralisou o trânsito na Rua Zaqueu Brandão, no bairro São José, em Aracaju. Eles se queixam da ausência da merenda escolar e das condições de higiene da unidade.  Segundo a diretora da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), Grasiela Trindade, os problemas enfrentados pela comunidade escolar foram ocasionados pela paralisação dos servidores públicos do Estado de Sergipe, iniciada no último dia 4.

“Não estamos desconsiderando a luta trabalhista dos servidores públicos e desejamos que o governador Jackson Barreto atenda as necessidades desses profissionais para que serviços, como o de limpeza e de preparação da merenda, sejam realizados em benefício dos estudantes”, destacou Grasiela.

De acordo com o líder dos estudantes Jurandi Pereira, que esteve a frente da manifestação esta manhã e da paralisação das aulas nesta quarta-feira, 2, das 10h às 11h30, a fim de sensibilizá-los, as condições de higiene na escola é tão precária que um rato chegou  a circular numa das salas. “Além disso, alguns alunos estão comprando seu próprio lanche e outros estão trazendo materiais para que um cozinheiro contratado possa preparar a merenda escolar. A adesão do movimento por melhorias é, portanto, de todos os alunos”, relatou.

SEED

Grasiela apóia causa dos estudantes e deseja que Governo de SE atenda pleito de servidores

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), no que diz respeito a merenda, três empresas fornecedoras de alimentos, contratadas mediante licitatação, desistiram do contrato, tendo uma delas falido. Com isso,  um contrato emergencial foi destinado a outras três, tendo sido efetivado com apenas uma e que esta não está fornecendo todos os itens que correspondem ao cardápio da merenda.

Ainda segundo a assessoria, todas as unidades escolares da rede estadual possuem suprimento de fundos e outros recursos que viabilizem a execução de serviços, como consertos, capinagem e varrição.Ressalta que a SEED desconhece surgimento de rato na unidade e que serviços de limpeza, certamente, estão debilitados em função da greve dos servidores públicos. Garante que o colégio entrará em recesso em março e que em maio o fornecimento da merenda será normalizado.

Quanto a paralisação dos servidores públicos, a Assessoria da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) estará emitindo nota ao Portal Infonet para os devidos esclarecimentos. 

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais