![]() |
Ato de protesto aconteceu nesta manhã (Foto: Portal Infonet) |
Mais uma manifestação por falta de estrutura nas escolas aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19. Estudantes realizaram uma manifestação em frente ao Colégio Leandro Maciel, no bairro Castelo Branco, reivindicado por melhorias na segurança e reforma da escola.
Durante esta semana alunos e professores realizaram protestos em escolas estaduais por falta de condições básicas para a realização das aulas. No dia 8 deste mês o Portal Infonet foi até o colégio Leandro Maciel após denúncias do abandono da escola. Na manhã desta sexta-feira, uma manifestação foi organizada por pais e alunos protestando por melhorias na escola.
Segundo o presidente do Grêmio Estudantil do colégio, Lucas Rafael Silva Araújo, a escola precisa de reforma com urgência. “Hoje estamos reivindicando a reforma na rede elétrica que está em situação precária. O forro do banheiro está quase desabando. Passamos dois meses de férias e não houve nenhuma mudança na estrutura da escola”, reclama Rafael.
![]() |
Presidente do Grêmio afirma que colégio precisa de reforma com urgência |
A estudante do 3º ano, Tainá Cinara Menezes, também reclama da falta de água na escola. “Falta água com frequência na escola para consumo dos alunos. O banheiro está em situação precária e não tem água para lavar as mãos. A escola precisa de uma reforma geral”.
A insegurança no colégio preocupa os estudantes. O presidente do Grêmio da escola informou que só em 2012 foram 18 furtos, principalmente, na área da cozinha para roubos de alimentos e utensílios domésticos. A estudante Thayane Menezes afirma que não há porteiro na escola. “ Ao redor da escola ficam muitos marginais e ficamos com medo, pois não há porteiros. Sem porteiro não tem como controlar a entrada de pessoas na área da escola”, explica.
Uses
O presidente da União Sergipana dos Estudantes (Uses), Jorielton Oliveira, conta que há mais de três que as reivindicações vem acontecendo e nenhuma providência foi tomada. “Este protesto é uma forma de repúdio as condições que a escola se encontra. Ao redor da escola tem um matagal, a merenda está sendo armazenada em um local inadequada sujeita a ratos e baratas. Além disso, a escola possui duas quadras de esporte que estão abandonadas”.
Direção
![]() |
Segundo direção, uma pessoa já foi enviada para limpar o local |
Ao Portal Infonet o diretor do colégio, Carlos Augusto Carvalho, informou que todas as medidas possíveis já foram tomadas pela direção quanto à reforma da escola. “Desde quando assumi a escola há três anos foi enviado um relatório a Secretaria de Estado da Educação (Seed) apontando as necessidades da escola.
No mês de fevereiro deste ao me reunir com o secretário da Educação, Belivaldo Chagas, e apontei que escola não tinha sido contemplada com a reforma, que já tinha sido solicitada várias vezes e então foi liberada a reforma. Tudo que a direção tinha que fazer já foi feito”, explica o diretor.
DEA
Quanto as denúncias das irregularidades do Colégio Leandro Maciel, a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nadia Cardoso, informou que todas as medidas já estão sendo adotadas pela Seed. Segundo Nadia, o engenheiro já esteve na escola e está elaborando o projeto de reforma da escola.
“Está sendo verificado se acontecerá uma reforma grande ou pequena, pois caso ocorra uma reforma grande os alunos precisarão ser transferidos para outro espaço. Quanto à denúncia do matagal, uma pessoa já está vindo à escola para limpar o local”, garante a diretora da DEA.
Em relação a falta de segurança, Nadia Cardoso ainda informou que vários vigilantes desistiram do concurso realizado e também houve a redução da carga horária dos vigilantes o que diminuiu o número de efetivo. “ A escola possui cinco vigilantes, mas a área do colégio é muito grande. O secretário da Educação já solicitou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para a realização de uma ronda mais intensificada ao redor da escola”. Afirma.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B