Alunos do Colégio Francisco Rosa darão aulas de Impressão 3D

Oficina Itinerante visa criar uma rede que fomente a tecnologia e a educação de maneira criativa (Foto: SEED)

O Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, em Aracaju, através do projeto Oficinas Itinerantes de Robótica Maker, está treinando e capacitando setes alunos do ensino médio que atuarão como monitores de Impressão 3D. A primeira aula aconteceu na sexta-feira, 27, e a ideia é que, a partir do final do mês de agosto, os alunos e o professor responsável pelo projeto, Flávio Gilberto Bento da Silva Araújo, promovam oficinas de Robótica e Impressão 3D para estudantes e professores de outras unidades de ensino da rede estadual.

O projeto foi contemplado pela Embaixada dos EUA com o valor de R$ 13 mil para a compra de quatro impressoras 3D, kits de robótica e filamentos para impressora, que serão distribuídos com outras três escolas.

Segundo o professor Flávio Gilberto, o primeiro equipamento chegará na próxima sexta-feira, 3. “Os alunos vão treinar, ficar capacitados e afinados para ministrarem aulas aos estudantes de outras três escolas da rede estadual, que terão que dar continuidade ao projeto. Serão 20 alunos e dois professores por unidade de ensino. Ainda iremos agendar a data da primeira oficina, que acontecerá no final de agosto. Queremos formar uma rede que fomente tecnologia e educação de forma criativa”, explicou.

O diretor do Colégio Estadual Francisco Rosa, Rubens Freire dos Anjos, destacou a importância desta ação. “Vai incentivar os jovens à prática tecnológica em favor do desenvolvimento, pois muitos utilizam de maneira limitada, apenas para redes sociais. Esse projeto do professor Flávio tem a preocupação de levar a ferramenta tecnológica para ser usada de maneira pedagógica”

Oficina Itinerante

Durante o treinamento dos monitores, que ainda está acontecendo, os alunos estão aprendendo Modelagem em 3D, desenvolvendo objetos como suportes de celular, chassis de robô, chaveiros personalizados, entre outros. No próximo sábado, 4, os participantes terão aulas práticas e receberão certificado do curso introdutório.

A Oficina de Impressão 3D acontecerá de forma itinerante. Os alunos e professores das outras escolas irão até o Colégio Estadual Francisco Rosa, onde estarão montados todo o espaço e os equipamentos, para assistirem às aulas de Impressão 3D. “Nosso objetivo é oferecer essas oficinas de Impressão 3D para que cada escola, que ganhará sua impressora, monte um espaço nos seus laboratórios. Queremos dar a oportunidade de os alunos continuarem estudando essa área do conhecimento. Além disso, os professores também poderão utilizar essa tecnologia para imprimir objetos de recursos educacionais e usar em sala de aula”, afirmou Flávio Gilberto.

Ele explica que há uma gama de materiais que podem ser impressos em uma Impressora 3D para que sejam utilizados em sala, como estruturas moleculares para ensinar química orgânica, dispositivos para se usar em aula de biologia, recursos pedagógicos para aulas de matemática e outras disciplinas, etc.

O projeto tem a pretensão de também criar parcerias e se expandir para outras escolas, instituições, fundações e organizações que trabalham com o público infanto-juvenil interessadas em receber essas oficinas.

Histórico

O Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos já tem um histórico de trabalhos e projetos desenvolvidos pelo professor Flávio Gilberto e seus alunos. A Oficina de Robótica Educacional já está no sexto ano de existência, com participações em eventos como a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart), Mostra Nacional de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, com vários prêmios e alunos contemplados com bolsa de iniciação científica em nível estadual e nacional.

“Neste ano, graças ao projeto, fui convidado a participar de uma qualificação para professores na USP, para que desenvolvam práticas educativas inovadoras contextualizando os conceitos de ciência, tecnologia e engenharia”, afirmou o professor Flávio.

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais