![]() |
(Foto: Ascom IFS) |
Estudar fora do país, aprender outra língua e conviver com pessoas do mundo inteiro durante muito tempo foram oportunidades fora do alcance dos alunos das escolas públicas brasileiras. Atualmente, elas fazem parte da realidade de muitos estudantes, como é o caso de João Paulo Grisente e Jonhatta Ribeiro, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, que estão estudando no Canadá, através do programa Ciência sem Fronteiras.
O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, ressalta que o conhecimento em outras línguas, especialmente a inglesa, tem se tornado um fator determinante no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho. “Pensando nisso, temos oferecido gratuitamente no instituto diversos cursos de conversação em inglês, abertos à participação dos nossos alunos, professores e técnicos administrativos. Essa iniciativa busca capacitar a comunidade acadêmica em línguas estrangeiras, deixando-a apta a participar de programas de intercâmbio”, afirma.
Ele destaca também que a aproximação com novas culturas proporciona o crescimento pessoal e profissional. “O intercâmbio promove riqueza e diversidade cultural, justamente por isso um dos objetivos do instituto é intensificar essa prática, garantindo que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência tão valiosa”, enfatiza.
Sonho realizado
João Paulo conta que, desde o início da sua adolescência, sonhava em um dia participar de um programa de intercâmbio. “Estou conseguindo realizar meu sonho de viver em um país onde posso falar e ouvir inglês 24 horas por dia. É uma experiência para a vida toda. A faculdade é incrível, muito bem equipada”, conta o aluno, que estuda na Confederation College, localizada na cidade de Thunder Bay, em Ontario, uma das 10 províncias do Canadá.
O aluno Jonhatta Ribeiro, do curso de Automação Industrial do Campus Lagarto, partilha da mesma alegria de João Paulo. “Estou estudando na Fanshawe College, na cidade de London, província de Ontario, e está sendo muito interessante, pois além de obter um grande conhecimento na minha área de atuação, estou tendo um grande aprendizado na língua inglesa. Aqui estou fazendo novas amizades e conhecendo novas culturas com pessoas de todo o mundo”, diz.
Experiência
Tanto João Paulo quanto Jonhatta acreditam que a experiência do intercâmbio irá contribuir para o seu desempenho acadêmico e será definitiva para o ingresso no mercado de trabalho. “Eu tenho um diferencial agora, não no sentido de ser melhor ou pior do que os outros, mas estou tendo uma oportunidade que nem todos têm e que é muito bem vista pelo mercado”, afirma João Paulo.
Para Jonhatta, participar do programa também é um diferencial para o seu currículo. “Esse intercâmbio será de fundamental importância na minha vida pessoal e acadêmica, pois me traz uma grande experiência e um vasto conhecimento, ajudando-me a alcançar os objetivos que traço para minha vida”, declara.
Contribuição
Os alunos fazem questão, ainda, de ressaltar a importância do apoio do IFS durante o processo de seleção para o intercâmbio. “Recebi do instituto um incentivo muito grande e, inclusive, uma ajuda para custear as despesas com visto e viagem para realização do exame de proficiência em inglês. Sou muito grato por tudo isso. Tive também muito apoio de amigos, familiares, professores e servidores do IFS. Toda a luta para chegar até aqui valeu muito a pena”, destaca João Paulo.
Jonhatta também agradece todo o empenho do instituto para que a sua participação no intercâmbio fosse tornada possível. “O IFS me ajudou muito, especialmente através do nosso reitor, professor Ailton. Recebi apoio financeiro para emitir visto, passaporte, participar de exames. Além disso, fui muito incentivado pelo meu grande amigo e colega de classe, José Edleuson, pelos professores Gilvânia Sousa e Fábio Kalil. Sem eles eu não teria conseguido estar onde estou”, conta.
João Paulo incentiva outros estudantes a participarem de intercâmbios através do programa Ciência sem Fronteiras. “Se você tem certeza de que é isso que você quer para a sua vida e tem vontade de lutar para chegar até lá, vá em frente. Para que eu chegasse até aqui me esforcei muito, mas agora estou tendo muita felicidade. Está valendo a pena demais”, enfatiza.
Fonte: Ascom IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B