Alunos do IFS podem ser impedidos de matrícula na UFS

Aulas devem terminar em fevereiro (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Uma greve geral ocorrida este ano no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) pode atrapalhar a entrada de seus alunos concludentes na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Por conta da paralisação, os estudantes vão repor aulas até fevereiro de 2012.

Ou seja: os que obtiveram sucesso no vestibular não vão ter o certificado de conclusão a tempo de fazer suas matrículas na universidade. Nos campi de São Cristóvão, Saúde e Laranjeiras, os prazos para a matrícula institucional vão de nove a 13 de janeiro, havendo uma inscrição de última chance no dia 20 do mesmo mês.

De acordo com o presidente do grêmio do IFS, Thiago Andrade, a greve começou em agosto e terminou em outubro. “Os estudantes procuraram a direção do IFS, que, através do reitoria, contatou o procurador do Instituto. Mas o mesmo disse que nada poderia ser feito”, disse Andrade. Em seguida, o IFS teria procurado a reitoria da Universidade Federal de Sergipe. “O reitor disse que, como a data já estava no edital, não poderia ser adiada”, informou.

Concludente do ensino médio, Thainá Oliveira foi uma das classificadas no curso de Audiovisual do último processo seletivo da UFS. Ela se diz cética no que diz respeito a uma possível resolução do problema – como não completou 18 anos, não pode utilizar o certificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Mas estou esperando. Não posso fazer nada, só tenho uma saída”. Esta saída foi procurar a Defensoria Pública com outros alunos na última segunda-feira, 28. Um parecer do órgão deve sair na próxima sexta-feira.

IFS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) encaminhou explicação a redação do Portal Infonet sobre o assunto. Segue a nota na íntegra.

"Diante da adequação do calendário escolar, em virtude da greve dos servidores da Rede Federal nessa Instituição, a Pró-Reitoria de Ensino solicitou à Procuradoria Jurídica – IFS (Memorando nº 375/PROEN/2011) no dia 14 de dezembro, orientação quanto às normas legais vigentes, visando atender o pleito dos alunos que cursam a 4ª série dos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada, pré-classificados no Vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe, de garantirem a emissão de Histórico Escolar em período anterior ao encerramento do ano letivo. A Procuradoria se manifestou em Nota (nº017/2011) argumentando que “a Lei 9.394/1996 – LDB estabelece o mínimo de 800 horas distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos para o cumprimento do Ensino Médio (art.
24, I, da LDB)” e que quanto aos alunos concludentes da 4ª série dos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada eventualmente aprovados no Vestibular 2012 da UFS, receberão seus respectivos históricos escolares, se já tiverem adimplido tais exigências. Antes mesmo do parecer do Procurador Roberto Vilas-Boas Monte ser expedido, a Reitoria do Instituto Federal de Sergipe enviou Ofício (nº 1182/2001) ao Magnífico Reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, solicitando autorização para realizar matrícula dos alunos egressos em período posterior ao fixado pelo DAA no Vestibular 2012, estando no aguardo de manifestação oficial daquela Universidade, para anúncio junto à comunidade estudantil interessada. O Instituto Federal de Sergipe se orgulha de todos que obtiveram êxito no Vestibular e reitera o empenho de, sempre que possível, garantir as condições necessárias para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes", esclarece a nota do IFS.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais