![]() |
Alunos protestam por aula (Fotos: Portal Infonet) |
Na manhã desta quarta-feira, 13, estudantes do Instituto Federal de Sergipe- Campus São Cristovão se mobilizaram contra adesão dos professores a greve. Em assembléia que agendada para amanhã, 14, no campus de São Cristovão os docentes decidiram se entrarão em greve .
Os estudantes organizaram faixa de protestos e em assembleia geral decidiram que continuarão no IFS mesmo se os professores aderirem a greve. “ Em 2011 houve uma greve e até hoje sofremos as consequências, pois o calendário letivo está apertado”, afirma a presidente do Grêmio Estudantil, Jussely da Silva.
Segundo a estudante Natália Silva da Conceição, por conta das aulas aos sábados os alunos internos ficaram até 15 dias sem visitar as famílias. “Moro em Japaratuba e fiquei 15 dias sem visitar minha família, pois tínhamos que assistir aulas aos sábados. Não queremos passar por isso novamente”, lamenta.
![]() |
Presidente do Grêmio Estudantil afirma qua alunos foram prejudicados em greve de 2011 |
O coordenador do Acompanhamento Educando do IFS, Lindevaldo Batista, afirmou que apoiará a decisão dos alunos. “Amanhã o comando de greve realizará uma assembleia para decidir se entrarão em greve. Se os alunos permanecerem na escola estarei junto com eles”, afirma.
De acordo com o professor Erivelton Coelho, a greve já foi decidida em assembleia em Aracaju. “ Ainda não foi decidido a adesão da greve no Campus de São Cistovão. As nossas principais reivindicações são por plano de cargo de salário para docentes e técnicos administrativos, reposição salarial e democratização dos institutos”, explica o professor.
A presidente do Grêmio Estudantil ainda informou que a greve de 2011 ocasionou vários prejuízos aos alunos. “Houve um ato índice reprovação por causa do pouco tempo de aula, com a greve nosso calendário ficou apertado. Também ficamos prejudicados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com baixas notas”, diz.