Alunos exibem cartazes (Fotos: Portal Infonet)
|
Com gritos de “Fora Temer” e cartazes erguidos, alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) do campus São Cristóvão, além de servidores do próprio instituto e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram, nesta sexta, 21, um ato contra a PEC 241, o projeto que congela gastos públicos por 20 anos. A manifestação foi realizada durante a inauguração da didática do campus e contou com as presenças do reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira e do secretário de Infraestrutura da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Edson Fonseca.
Participante do ato, o aluno do curso de Agroecologia do IFS, Márcio Figueiredo dos Santos, afirmou que o projeto impede avanços. “A PEC é um retrocesso a todas as grandes lutas e avanços que tivemos. Nós somos totalmente contra e viemos mostrar para o restante do país que esse governo não está com nada”, ressaltou. Ele também se posicionou contra a possível reforma no ensino médio, sugerida pelo Governo Federal, como medida provisória. “Ensino médio sem matérias pensantes, como sociologia e filosofia é para sermos manipulados e isso não admitidos”, conclui.
O técnico administrativo Lucas Gama reforçou a posição dos manifestantes: “Realizamos esse ato unificado para simbolizar nosso repúdio à PEC 241, que vai congelar os investimentos em educação pelos próximos 20 anos e também à reforma do ensino médio, que pretende subtrair das escolas públicas disciplinas são fundamentais à subjetividade crítica e de alunos comprometidos com a transformação da sociedade”, diz.
“Tudo é questionado”
Em entrevista ao Portal Infonet, o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira afirmou que, atualmente, tudo é questionado. “O Brasil passa por um momento especial onde tudo é questionado. Por vários anos e décadas, ninguém podia se manifestar e esse direito que passou para povo agora, tudo é fato para se manifestar”, alega.
Para reitor do instituto, atualmente tudo é questionado |
Quanto à reforma do ensino médio, Ribeiro disse que uma reunião de reitores foi realizada e algumas sugestões foram enviadas ao Congresso. “Nossa reunião de reitores analisou alguns procedimentos e fizemos algumas sugestões. Isso é com o Congresso Nacional agora”, ressalta.
Nova Didática
Representantes de órgãos reunidos para a inauguração da didática |
Ailton Ribeiro de Oliveira também explicou que o campus passou a fazer parte do IFS com a criação dos institutos federais. “Aqui é uma escola centenária que, ao longo de décadas, não foi bem observada em termos de investimento. Estamos inaugurando a didática 4, com pranchetas e cadeiras dentro das normas, toda climatizada para dar um conforto aos alunos”, diz.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B