|
Secretário Belivaldo Chagas se reune com os maifestantes (Fotos: Portal Infonet) |
A Escola Estadual Professora Ofenísia Soares Freire, situada no conjunto Augusto Franco, passará por uma ampla reforma atendendo a reivindicação de alunos e professores. A informação foi passada pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, após se reunir com alunos e professores da rede de ensino.
O pedido de reforma era a principal reivindicação dos estudantes que não tiveram outra alternativa a não ser realizar um protesto dentro do prédio da SEED nesta quinta-feira, 15.
Bandeiras, apitos e muita gritaria foram o meio encontrado pelos alunos para chamar atenção da Secretaria no tocante à falta de infraestrutura por qual passa a escola que possui atualmente cerca de 700 estudantes matriculados entre o ensino fundamental e médio.
Para a professora de português Rosana Silva, até o momento não há uma solução para a escola. “A situação está caótica. Já protocolamos documento aqui na Secretaria, mas os nossos pedidos não tinham sido ouvidos. A escola nunca teve reforma. No sábado, o telhado desabou e a nossa manifestação é para impedir que uma tragédia maior aconteça”, diz.
|
Na porta da SEED, professores e alunos fazem apitaço |
A diretora da União dos Estudantes Secundaristas do Estado de Sergipe (Uses), Larissa Alves, esteve no ato e fez questão de ressaltar a luta dos alunos. “A gente vê que o Ofenísia está uma calamidade. O secretário disse que ia lá e ele tem que perceber que a juventude é o futuro do amanhã, porque sem uma escola descente, os jovens vão parar no mundo das drogas. A escola não é a única a passar por esse problema, muitas outras estão na mesma situação e a Uses não pode aceitar que isso aconteça”, indaga.
SEED
De acordo com o secretário Belivaldo Chagas até o final deste ano, a Secretaria pretende dar início ao processo licitatório. “A reivindicação é justa e a escola passará por reforma. Como o projeto de engenharia da escola está em fase de conclusão e custa R$ 1 milhão e 200 mil reais, eu não tenho dinheiro agora para fazer a reforma na velocidade que eles querem, mas até o final do ano devemos estar fazendo a licitação para dar início da reforma. Também precisamos encontrar um prédio para colocar esses alunos quando a escola estiver em reforma”, afirma o secretário.
|
Alunos invadem o prédio da SEED |
O secretário reforçou ainda que o Governo do Estado já entregou 85 escolas reformadas e ampliadas, 40 estão em fase de conclusão de reforma e 30 estão em fase de projeto, a exemplo do Ofenísia Freire.
Por Aisla Vasconcelos