Avaliar as ações desenvolvidas durante todo o ano de 2010 a partir das mais variadas perspectivas de adolescentes inseridos no Programa ProJovem Adolescente. Foi com esse pensamento que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na última terça-feira, 21, a avaliação do programa. O evento aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na rodovia José Sarney.
As atividades foram divididas em etapas, como apresentação do programa, dinâmica de grupo, avaliação individual, avaliação grupal, além de distribuição de lanche e muito lazer. Para a gerente do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Sandra Magna de Rezende, o momento foi considerado ímpar. “Hoje toda a equipe da Proteção Social Básica está reunida realizando este evento de avaliação, que acontece anualmente com os adolescentes do ProJovem no município de Aracaju. É um momento ímpar porque eles são os participantes indispensáveis nesse processo”, comemorou.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira, afirmou que a avaliação aplicada aos adolescentes do ProJovem vai ajudar na qualificação do programa. “Esse é um momento de finalização das atividades do ano de 2010. E, para nós, o importante é saber os pontos positivos do Projovem e ainda aquilo que precisamos melhorar. Para que possamos realizar essas mudanças e repensar as novas atividades, vai ser preciso entender a perspectiva dos participantes do programa, e aí está a importância desse momento, que é de justamente ouvir esses jovens, até porque não adianta nós estarmos fazendo por eles, mas sim fazendo com eles”, pontuou.
Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, Iraci Mendonça, a avaliação não é só dos adolescentes, mas de toda a equipe técnica envolvida com o programa. “Esse momento é também de avaliação do nosso trabalho enquanto técnicos, coordenadores , dentro das ações que realizamos no Cras. Por isso esse dia está sendo tão significativo para nós”, disse.
Valores
Niverson França faz parte do ProJovem do Cras Santa Maria. Para ele, as atividades realizadas no ano de 2010 trouxeram novos valores que são levados no seu dia-a-dia. “As atividades do ProJovem me ensinaram sobre valores, como respeitar as diferenças, a importância de fazer novos amigos, respeitar os pais, dentre vários outros que carrego diariamente. É por isso e por muito mais que avalio como positivas as ações do ProJovem”, asseverou.
De acordo com a educadora social do Cras Risoleta Neves, Vanessa Barreto Vasconcelos Garcez, o evento vai ajudar na construção das atividades educativas no decorrer de 2011. “Essa avaliação é de suma importância porque é a partir desse momento que eles vão avaliar o programa e sugerir atividades que possam ser realizadas ao longo de 2011. É de acordo com essa avaliação que vão ser criadas as metas para as atividades que serão desenvolvidas ao longo do próximo ano”, projetou.
Segundo a gerente de Ações Socioeducativas da Semasc, Elze Angélica Melo Barreto, para realizar essa avaliação foi pega, inicialmente, uma mostra de todos os coletivos dos adolescentes do ProJovem, que giram em torno de 20% dos jovens. “Avaliamos, primeiro, o impacto do programa na vida desses adolescentes, e depois do programa em si. E para nós esse evento está sendo positivo porque os adolescentes, mesmo estando em um espaço maravilhoso, que tende a dispersar a atenção deles, ainda assim estão focados e tentando entender a importância desse momento”, afirmou.
Fonte: Semasc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B