Alunos estão apreensivos com o adiamento do Enem

Prova ocorreria neste domingo para mais de 4 milhões de alunos
Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreria neste domingo, 4, não conseguem esconder a surpresa e a apreensão diante do cancelamento da prova. O Ministério da Educação (Mec) adiou a avaliação nesta quinta, 1, após o vazamento das questões.

Em um dos cursinhos pré-vestibulares da capital, o dia foi marcado por dúvidas sobre o novo prazo e o impacto que o cancelamento do Enem pode trazer. De acordo com o coordenador pedagógico Fredy Franco, o prejuízo não foi maior porque o principal vestibular do Estado, realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), não adotou a prova como único método de seleção.

“Nós tínhamos planejado uma revisão para o fim de semana, mas também adiamos. Acredito que o impacto será maior em outros estados, em instituições que colocaram o Enem como prova”, diz. Ele ressalta que um prejuízo grande também será sentido na logística do exame. “A quantidade de provas impressas e distribuídas, as pessoas e escolas contratadas, tudo isso também representa o impacto desse cancelamento”, enumera Fredy.

Fredy Franco diz que cursinho tinha planejado revisão para o Enem

Apreensão

Já para os pré-vestibulandos, além da ansiedade e nervosismo em participar de um processo seletivo de tamanha importância, fica agora a dúvida sobre a credibilidade do exame. “A gente já fica desconfiado quando se cancela uma questão, então não tem como você ficar com um pé atrás”, diz Renata Leite, que fará o Enem para tentar uma vaga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), que aceita o resultado do Enem para ingresso de novos alunos.

“É uma prova que tem uma abrangência e valor muito grandes porque dá acesso a algumas universidades federais”, ressalta a estudante. David Andrade, que participa do Enem pela segunda vez também não esconde a suspresa. “Para quem está se preparando acaba por perder o ritmo”, afirma. Ele não esconde a desconfiança para com o exame. “Além de demonstrar fragilidade, pode ser que haja uma nova tentativa. Espero que eles revejam os requisitos de segurança”, aconselha.

O reitor do IFS foi procurado pela equipe do Portal Infonet, mas não quis se pronunciar sobre o assunto.

Nova data para a prova

Renata diz que ficou surpresa por causa do adiamento da prova
O Mec prevê para até 45 dias a realização da prova. Em entrevista coletiva nesta tarde, o ministro Fernando Haddad ressaltou que as investigações para descobrir os responsáveis pelo vazamento das informações já começaram.

O prazo é visto como um novo empecilho pelo estudante Rafael Cedraz, que também fará o Enem pela segunda vez. “Como eu tinha me inscrito para fazer a prova no interior da Bahia, já estava me preparando para viajar. Espero que a nova data não venha a chocar com o vestibular da UFS”, diz.

O mesmo receio é compartilhado pela colega Flávia Daniele. “A prova deveria ser remarcada para uma data mais próxima, porque não chocaria com outros exames. É uma pena que a atitude de uma única pessoa possa ter prejudicado tanta gente”, completa.

Ela discorda quando o assunto é a possível perda de credibilidade da prova e diz que o nível de exigência deve ser tomado como igual tanto para o Enem quanto para outros vestibulares. “O exame deve ser encarado como qualquer outro, porque também dá a oportunidade de ter acesso a uma universidade”, afirma.

Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais