Alunos estão na expectativa com a proximidade do Enem

Os alunos se preparam o ano inteiro para a prova (Fotos: Portal Infonet)

Manoel e Jainy estão na expectativa para o Enem.

A professora Helena Bonaparte dá dicas para a preparação.

Há duas semanas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos estão na expectativa e se preparando cada vez mais para a prova que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Durante todo o ano, muitos jovens buscam cursinhos preparatórios com o intuito de adquirir mais conhecimento, obter uma boa pontuação, e assim, entrar em um curso superior.

Jainy Gonzaga, e Manoel Neto, são dois destes jovens. Matriculados em um cursinho de Aracaju, ambos estão aguardando a chegada das tão esperadas datas. Os dois iniciaram praticamente juntos a preparação, e agora adotam técnicas diferentes às vésperas da prova.

Aos 22 anos, Jainy conta que chegou a entrar em Engenharia Mecânica, mas acabou não se identificando com a área pela qual havia optado, por isso, resolveu tentar mais uma vez. A rotina de estudos dela durante o ano tem sido intensa, com a resolução de questões, principalmente sobre aqueles assuntos que ainda encontra dificuldade e sobre assuntos gerais, com foco na redação.

Com a proximidade da prova, a jovem explica que tem diminuído o ritmo para não ficar sobrecarregada. “Reduzi um pouco o ritmo quando percebi que estava muito sobrecarregada e não conseguia me concentrar por conta do cansaço”, afirma.

Diferente da companheira de estudo, Manoel, 18, resolveu intensificar os estudos nestes últimos dias. Em sua terceira vez fazendo a prova, ele acredita que os assuntos que estiveram presentes nos últimos anos se repetirão também em 2017. “Espero que os assuntos estejam de acordo com aquilo que me prepararei o ano todo. Me preparei pra isso, focando nos assuntos que caíram nos últimos anos”, relata.

Dicas

A professora de química do cursinho preparatório, Helena Bonaparte, explica que neste momento é necessário focar nos assuntos que o aluno encontrou dificuldade e lapidar os conhecimentos já adquiridos. “Nesse momento é necessário ter calma, a gente só vai revisar o que precisa, ele só vai lapidar. A gente não vai esperar que em duas semanas ele aprenda conteúdos, e naquilo que ele ainda não se sente seguro, tem que investir um pouco mais e revisar aquilo que sempre cai”, explica.

Os alunos também sugerem que este é o momento de verificar os assuntos pendentes e se atentar a possíveis temas da redação. “Com relação a redação, indico que vejam quais são as apostas, o que as pessoas estão falando, temas que são fortes para cair, como por exemplo a pós-verdade”, afirma Jainy. Manoel completa afirmando que “é importante pegar algumas dicas de português para que não haja erros na hora da prova e ver principalmente as atualidades”, finaliza. 

Por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais