Alunos lotaram Constâncio Vieira em revisão (Fotos: Portal Infonet) |
A preparação dos alunos vem ocorrendo desde o início do ano. Os exercícios, conselhos e simulados foram inúmeros. Mas ainda assim, a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é como uma espécie de ‘bicho papão’ para os alunos que estão concluindo o 3º ano do ensino médio. Na revisão geral do Enem ocorrida durante a tarde desta terça-feira, 1º, no Ginásio Constâncio Vieira, muitos alunos confessaram o nervosismo com a chegada da prova.
Gabriel Resende, por exemplo, diz que está complicado controlar a ansiedade. Ele espera que o nervosismo não atrapalhe o desempenho na prova. “Cada vez que fica mais próximo da data, aumenta [nervosismo]. Não posso mesmo é ficar nervoso na hora da prova, porque aí complica. Não quero sair chutando questões”, salientou o estudante.
Para o coordenador pedagógico João Manoel, o momento deve ser de muita calma. Ele reconhece a dificuldade de controlar a ansiedade, mas ressalta que os alunos devem procurar atividades relaxantes. “É fundamental ter calma nessa hora. Eles precisam ter ciência de que já estão preparados para a prova e relaxar, descansar. Quinta e sexta-feira principalmente”, explicou o professor.
Gabriel (à direita) e Arthur (no meio) confessaram nervosismo
|
O nervosismo dos estudantes é reflexo da importância do Enem para acesso ao ensino superior. Muitos dos alunos já têm planos como universitários e esperam alcançar esses objetivos. “O momento de revisar é até hoje e amanhã. Agora é concentrar no objetivo de seguir nossa formação profissional. No meu caso, pretendo muito entrar para o curso de engenharia mecânica”, afirmou Arthur Santos.
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B