Alunos homenageiam padroeira da unidade de ensino

Cerca de 300 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América, participaram no final da tarde da última sexta-feira, 22, da procissão e da missa em homenagem ao dia da santa que dá nome a escola. Segurando terços e flores, estudantes carregaram pelas principais ruas da comunidade a imagem da santa.

“A intenção é celebrar a data e também ensinar aos alunos sobre a história e os significados que acompanham a santa”, explicou a coordenadora administrativa e organizadora do evento, a professora Risoneta Fonseca. Além de alunos e familiares, alguns funcionários da Emef Santa Rita de Cássia

(Fotos: Walter Martins)
também marcaram presença e até pagaram promessa durante a procissão.

“Sou devota de Santa Rita desde os seis anos de idade, quando meu pai me deu uma imagem dela, imagem que guardo até hoje e tenho como fonte de minha proteção. Estou até emocionada de poder participar desta procissão, pois vim agradecer uma graça alcançada”, disse a merendeira da unidade de ensino, Silvania Maria.

A graça por ela alcançada foi a de voltar a trabalhar depois de quase um ano desempregada. “Pedi a ela para interceder por mim, e, coincidência ou não, há um mês consegui um emprego aqui na escola que leva o seu nome”, contou.

O cortejo foi iniciado em frente ao colégio e seguiu pela rua Guilherme José Martins, seguindo pela avenida Brasil até chegar à Igreja São Judas Tadeu, onde foi celebrada pelo frei Anílson Vasconcelos a missa em homenagem à Santa Rita de Cássia.

“Todos os anos a escola municipal promove uma homenagem à Santa. Durante as celebrações os estudantes também comemoram a data da fundação da escola, que recebeu o nome de Santa Rita por conta dos freis italianos que ajudaram a ergue-la. A unidade de ensino passou a funcionar exatamente no dia 22 de maio”, explicou o frei.

História

Santa Rita de Cássia nasceu em 22 de maio de1381 na província de Úmbria, na Itália. É conhecida por proteger fiéis em causas desesperadas, além de problemas matrimoniais, como infidelidade e paternidade. Morreu de tuberculose em 1457, aos 76 anos de idade. O Papa Urbano VIII a beatificou em 1627, e Leão XIII a declarou santa no ano de 1900.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais