Alunos participam de seleção para o Jovens Embaixadores

Cerca de 32 alunos da rede estadual participaram da seleção (Foto: Maria Odília)

Participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Foi com este sonho que 32 alunos da rede estadual de ensino participaram, na tarde desta sexta-feira, 16, de mais uma fase da seleção para o Programa Jovens Embaixadores, promovida através de uma parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos da América e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A prova foi realizada na sede da Assessoria Internacional da Seed, às 14h, e daqui a uma semana os estudantes participarão da avaliação oral, para mostrar os seus conhecimentos na Língua Inglesa.

De acordo com a coordenadora estadual do Jovens Embaixadores, Célia Gil, podem participar alunos do ensino médio de escolas públicas na faixa etária de 15 a 19 anos, com renda familiar até R$ 4.500.

“Além disso, são alunos que têm que se destacar em suas escolas com boas notas, com bom comportamento, que façam trabalhos voluntários e que tenham bom conhecimento da língua inglesa”, explicou.

As primeiras fases são feitas diretamente entre a Embaixada dos EUA e os alunos, através do Facebook. Depois a Secretaria de Estado da Educação, que é parceira do Programa, cuida de toda a fase de contato com alunos, documentação e aplicação das provas.

“Em Sergipe houve 281 inscritos na primeira etapa, e hoje 32 estão hoje fazendo a prova escrita do programa. Semana que vem farão a prova oral, avaliados por uma banca examinadora de quatro professores. Após isso, mandaremos para a Embaixada os nomes dos seis primeiros colocados e faremos visitas às suas residências´”, disse Célia Gil.

Desses seis últimos colocados, a Embaixada escolherá os quatro primeiros colocados, sendo que o primeiro irá para o intercâmbio de três meses nos Estados Unidos, e os três semifinalistas participarão de um curso de imersão na língua inglesa em Brasília.

A técnica da Assessoria Internacional da Seed, Nádia Cardoso, destacou a importância dessa experiência para os estudantes. “Eles começam a perceber que não têm limites para crescer e melhoram a sua visão do futuro. Amadurecem bastante, pois ampliam os seus conhecimentos na língua, na cultura americana e também em sua formação como cidadãos”, declarou.

Ansiedade

Os estudantes que foram fazer a prova escrita demonstraram bastante ansiedade e vontade de serem classificados. Ao todo, estavam presentes 20 alunos do Colégio Atheneu, dois do Professor João Costa, e um aluno dos colégios Francisco Rosa, Cícero Bezerra, Murilo Braga, Arício Fortes, Pedro de Balbino, IFS (Aracaju), IFS (Lagarto), Tobias Barreto, Dom Luciano e João Alves Filho.

A grande expectativa tomou conta de José Nilton dos Santos, aluno do Colégio Estadual Pedro de Balbino, em Tomar do Geru. “Estou muito ansioso, mas bastante confiante de que poderei passar”, disse.

Já Natanael Mathias Vieira Santos, do Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, afirmou que “ser um dos selecionados para fazer a prova está sendo algo muito positivo. Mostra que temos capacidade de representar a escola e o estado de Sergipe”.

A aluna Beatriz Lima Barreto também estava feliz por participar da seleção. “Mesmo que não seja a minha vez agora, mas já é uma experiência muito boa, uma forma de aprendermos mais. O principal é encarar esse desafio”, declarou.

Compartilhamento de experiência

A aluna Mariana de Sousa Loureiro, que foi a vencedora do Jovens Embaixadores de 2015, foi convidada para compartilhar com os candidatos a sua experiência.

“Estou orgulhosa de todos aqui, que são capazes de chegar lá. O maior aprendizado que tive em meu intercâmbio é que voltei mais humana, pois aprendi muito sobre a vida. Nas avaliações fiquem calmos e sejam sempre sinceros”, orientou ela os alunos.

O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, esteve lá para desejar sorte aos seus alunos. “Essa é uma oportunidade boa para que no futuro eles ingressem no mercado de trabalho; é algo a mais para o currículo deles. O Jovens Embaixadores potencializa o papel da escola, pois motiva os estudantes e faz com que eles procurem novos métodos de aprendizagem”, afirmou.

Quem também compareceu foi a diretora do Colégio Estadual Francisco Rosa, Shirley da Anunciação Cruz. “Considero este um momento positivo para os alunos. Vejo todos aqui como vitoriosos por se envolverem nesse programa e aproveitarem essa oportunidade que a Seed está dando”, disse.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais