|
116 equipes participam da competição (Fotos: Portal Infonet) |
“Chamar atenção para o novo olhar da matemática", esse é o objetivo do I Torneio de Educação Matemática da Rede Pública Estadual que acontece nesta quarta-feira, 10, no Clube do Trabalhador, situado no SESI do bairro Industrial.
Alunos de todas as diretorias regionais de educação participam desse evento. O torneio será composto por quatro etapas, sendo 45 equipes selecionadas para a segunda fase, 30 para a terceira e 5 para a fase final.
Competição
Os estudantes serão distribuídos em 116 equipes composta por quatro componentes cada uma, que resolverão questões de matemática focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa metodologia é utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
|
Alunos do colégio Maynard Gomes |
Para o coordenador do torneio, Wellington Menezes, essa nova metodologia será voltada para questões do dia a dia do aluno. “Não sé uma prova que alia a quantidade, mas as questões voltadas para o raciocínio, a concentração e a capacidade de interpretar e a utilização dos conhecimentos adquiridos na solução do problema, é a matemática do cidadão”, afirma.
Participando pela primeira vez de uma competição, os colegas Neilton Farias Lima, Vanderson Góis Souza, Fábio William Rodrigues da Silva e Clésio Andre Melo Freitas da rede de ensino Escola Estadual Cel Maynard Gomes, do município de Porto da Folha. “Estamos confiante porque gostamos de matemática e estudamos muito para a competição”, afirma.
Professores
|
Wellington Menezes diz que as questões serão voltadas para o dia a dia do aluno |
Além dos estudantes, os professores também participam da competição. Para o professor a competição será composta por três etapas e a primeira ocorre daqui a 30 dias. Os professores vão elaborar questão dentro da metodologia utilizada na Prova Brasil e no Enem.
Por Aisla Vasconcelos