Alunos pedem a Seed transporte escolar para carentes

Grêmio estudantil do Médici pede a Seed ônibus para atender estudantes carentes (Fotos: Portal infonet)

Alunos do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Presidente Médici, localizada no Médici II, realizaram uma mobilização em frente à Secretaria de Estado de Educação na manhã desta quarta-feira, 4. Os estudantes reivindicam a disponibilidade de dois ônibus para que alunos carentes residentes em bairros distantes se deslocassem até a escola.

O vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola, Hélio Fernando Nunes, explica que a necessidade do transporte escolar foi percebida depois de uma pesquisa interna realizada na unidade escolar.  “Constatamos que cerca de 250 estudantes, residente em bairros como Santa Maria e são Conrado, chegavam atrasados nas aulas pelo fato de não terem o dinheiro da passagem e serem obrigados a vir de bicicleta ou a pé. Foi então que resolvemos nos unir e conversar com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para que eles disponibilizem ônibus para atender aos alunos que moram mais distante”, conta.

Hélio Nunes é vice-presidente do Grêmio estudantil

Ainda de acordo com Hélio Nunes, há cerca de três meses uma negociação foi iniciada, mas até agora nada foi feito. “Levamos as documentações exigidas, incluindo comprovantes de residências e assinaturas dos alunos, mas não tivemos nenhum avanço. Agora em resposta ao nosso protesto é que eles vão nos receber novamente junto com o diretor da nossa escola para negociar se vão ou não oferecer o transporte”, reclama.

Transtornos

A aluna do 6º ano, moradora do Santa Maria, Keislly Pereira, vê no transporte escola a oportunidade ideal para ir à escola tranquilamente. “Minha mãe não tem condições de me dar dinheiro da passagem todos os dias, então tenho que usar a bicicleta. Desde que estudo aqui passo por isso e toda vez que venho desse jeito, minha mãe fica preocupada”, lamenta a aluna.

Keislly Pereira mora no Santa Maria e por falta de condições vai de bicicleta para escola

Com apenas 11 anos, João Victor Gonçalves, tem dificuldades de chegar no horário correto da aula. “Às vezes venho de ônibus, mas quando falta o dinheiro da passagem, venho a pé junto com meu irmão, daí chego atrasado. Espero que consigam o ônibus, pois vai facilitar muito nossa vida”, comenta.

Seed

A assessoria de comunicação da SES informou ao Portal Infonet que a obrigação do estado é oferecer transporte escolar somente em duas situações específicas: Durante a reforma de uma unidade escolar, em que as aulas estão sendo ministradas em outro espaço fora do bairro e os alunos precisem ser transportados; e no interior do estado, através de convênios e parcerias que visam contemplar alunos residentes em sítios, fazendas e povoados.

João Victor mora no São Conrado e vai a pé para as aulas

A Seed também informou que embora o órgão não seja obrigado a oferecer transporte escolar em Aracaju pelo fato de a capital ser dotada de um sistema pleno de transporte coletivo, uma nova reunião de negociações entre o secretário Belivaldo Chagas e os alunos foi agendada para esta quinta-feira, 5.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais