Alunos protestam contra extinção de turmas noturnas

Protesto foi realizado por alunos do Colégio Presidente Médici (Fotos: Portal Infonet)

Alunos do Colégio Estadual Presidente Emilio Garrastazu Médici fizeram uma manifestação contra o fechamento das turmas noturnas da instituição. Os estudantes se reuniram nesta segunda-feira, 15, em frente à sede da escola, no bairro Luzia, para protestar contra a decisão.

A estudante do segundo ano do ensino médio, Eliane Santos, conta que as justificativas dadas pelo diretor da instituição não são válidas para o fechamento do colégio. “Ele fala que o número de alunos é muito pequeno, que o turno da noite está causando gasto de energia. Mas não é bem assim. São várias pessoas envolvidas aqui”, conta a estudante.

Um documento, que segundo os alunos, foi produzido pela direção do Colégio Médici fala em “processo de adequação das escolas estaduais de Aracaju”. Segundo o relatório, 125 alunos estão matriculados nas três séries do ensino médio, sendo que apenas 48 estariam efetivamente frequentando as salas de aula. E que, devido a esse fator, “a mudança na educação é necessária” e que “a mudança é resultante de medidas tomadas de forma responsável”. Ainda segundo o relatório, “o único remédio é aglomerar onde tem muitos alunos”.

O relatório fala também em economia de despesas com energia elétrica. “Apenas três salas funcionam no turno noturno, ficando com isso, muitas salas ociosas e a escola toda iluminada para o atendimento desses alunos. Nesse caso, o fechamento do turno noturno funcionaria como diminuição de despesas”, explica parte do documento.

Eliane é uma das estudantes que pode ser afetada pelo fechamento da escola 

Eliane e os demais alunos da escola não ficaram satisfeitos com as justificativas. “O número de alunos realmente é reduzido, mas não precisa deixar todas as luzes acesas. Deixa só uma parte para atender esses alunos”, conta. “Ele (o diretor) não tem autonomia para tomar essa decisão, mas já deixou a ordem para não haver matrículas para o ano que vem”, explicou a estudante.

Professores

O documento causou indignação não só aos alunos, mas também aos professores da instituição, que segundo o relatório serão transferidos para o turno da manhã. Os professores do turno da noite escreveram relatório em resposta ao documento da diretoria.

O documento é enfático ao declarar que as justificativas utilizadas pela direção da escola para fechar o turno são inviáveis. “Que processo de adequação é esse? De onde partiu, qual o órgão da Administração Pública de Sergipe o está conduzindo e quais os objetivos?”, escreveram os professores.

Relatório feito pela direção da escola 

No relatório, os relatórios fala que o fechamento do turno é meramente uma vontade do diretor da escola. “É a vontade exclusiva do sr. Diretor, já que a Secretaria de Educação não se manifestou nesse sentido e os alunos, maiores interessados, sequer foram consultados”, um dos trechos do documento de resposta.

Sobre o corte nas despesas da escola, os professores chamaram atenção para o que seria um “pensamento retrógrado” do diretor. “O diretor alega ainda que, o fechamento do turno noturno é para diminuir despesas. Ora, educação não é despesa e sim investimento”, escreveram.

No momento, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintese), a diretoria e os professores da escola estão em reunião no Médici para discutir a situação do local. O Portal Infonet está aguardando novas informações sobre o possível fechamento do turno da noite no Colégio Médici. 

Seed

Na manhã desta terça-feira,16, a assessoria de comunicação da Seed encaminhou nota ao Portal Infonet. "A Secretaria de Estado da Educação informa que não tomou nenhuma decisão no sentido de fechar turmas noturnas no Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici. A orientação da Secretaria para a reorganização de matrículas é que, numa mesma localidade onde haja duas ou três escolas com baixa matrícula noturna, elas sejam concentradas em uma única unidade escolar, o que não é o caso do Conjunto Médici. A decisão do fechamento das matrículas noturnas no Colégio Médici foi tomada pelo Coletivo da Escola, formado por professores e diretores. A SEED já convocou reunião com a direção do colégio para que a situação seja resolvida pela melhor maneira", esclarece a assessoria.

* A matéria foi alterada às 11h48 para acréscimo da nota da Seed

Por Helena Sader e  Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais