Alunos são barrados em escola e fazem protesto

Alunos do Dom Luciano são impedidos de assistir aulas (Fotos: Portal Infonet)

A chuva que caiu desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira, 16, na capital sergipana contribuiu para que muitos estudantes de um dos maiores colégios da rede pública de Sergipe, o Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, situado no bairro São José, em Aracaju, não conseguissem assistir as aulas. De acordo com os alunos, a chuva trouxe vários transtornos, incluindo a demora nos ônibus do transporte público, que contribuiu para o atraso dos alunos. Eles pedem um maior tempo de tolerância para a entrada na instituição de ensino.

Segundo o estudante do primeiro ano do ensino médio, Bruno Araujo, 17 anos, os alunos que não conseguiram chegar até às 7h20, tempo máximo de tolerância estipulado pelo colégio, foram obrigados a retornar para casa. “Eu acho indevida a forma que a nova diretora está tratando a questão da tolerância. Ela permite que o aluno só entre até 7h20, cheguei às 7h30 e não pude entrar. Com isso vamos perder mais um dia de aula, o que é um prejuízo para nós estudantes e tudo isso culpa da chuva”, conta.

Eles cobram uma maior tolerância no horário das aulas

Para o estudante do segundo ano Pedro Felipe, 16 anos, o tempo curto de tolerância contribuiu para que estudantes sejam prejudicados.“Está chovendo e com isso os ônibus demoram para passar nos pontos, fora isso tem ainda o engarrafamento pela cidade, tudo isso contribui para que não conseguimos chegar a tempo no colégio. Acredito que a tolerância deveria ser estendida pelo menos em dias de chuva. Com isso sairei bastante prejudicado, um dia sem aula”, relata.

A também estudante da instituição de ensino, Mikaela Pereira, 17 anos, pede que a tolerância máxima em colégios públicos seja revista pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Deveria ter uma tolerância maior, tem que ser levado em consideração de onde a pessoa mora. Eu mesmo moro longe, não dá para chegar no horário com os atrasos dos ônibus, e ainda mais com chuva. Espero que aumentem o tempo um pouco mais”.

Seed

A reportagem do Portal Infonet procurou a diretora do Colégio Dom Luciano para se pronunciar sobre a tolerância da instituição em relação ao horário de chegada dos alunos, porém a mesma não foi encontrada no colégio para falar sobre o assunto.

O estudante Bruno Araújo

A estudante Mikaela Pereira

Em entrevista ao Portal Infonet, a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, Ofélia Onias, informou que a tolerância de 20 minutos é uma norma adotada pelo colégio. Ainda segundo a assessora a norma não foi uma decisão isolada, já que contou com o apoio de pais de alunos.

“Foi realizada uma reunião que contou com professores e pais de alunos, e nela ficou decidido que haveria uma tolerância de 20 minutos. As aulas começam às 7h, como qualquer colégio particular, então essa foi uma norma adotada pela escola para que os alunos tenham uma maior disciplina. Muitos deles estavam acostumados a entrar e sair do colégio na hora que bem entendiam. Passamos a organizar a situação com o apoio dos pais, mas é importante ressaltar que toda mudança causa estranhamento nos estudantes”, finaliza.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais