Alunos usam arte para falar da violência contra a mulher

Apresentação aconteceu no Teatro Lourival Batista (Foto: Eugênio Barreto)

O Teatro Lourival Batista ficou lotado na manhã desta segunda-feira, 25, quando os alunos assistiram à culminância do Projeto Educadance. Através da arte, os estudantes usaram a dança e o teatro para abordar temas importantes da atualidade, como a violência contra a mulher, violência de gênero, racismo, intolerância religiosa, entre outros.

Em uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe, a escola convidou o aluno do curso de Dança da UFS Joélio Moura, que durante três meses trabalhou com os alunos coreografias para apresentar na culminância. Ele afirmou que em tão pouco tempo percebeu que a arte promoveu significativas mudanças nos alunos. “Já pude perceber algumas mudanças na forma como os meninos tratam as meninas, no fato de os meninos diminuírem os preconceitos e começar a dançar também, e isso acaba agregando valores para a formação dos alunos na sociedade”, disse.

O diretor do Centro de Referência de E.J.A Prof. Severino Uchôa, César Henrique Pita Estrelado, destacou que esse evento discute os assuntos mais abordados na atualidade. “Através dessa culminância queremos promover um processo de conscientização, mudança de comportamento e resgate de valores”, explicou.

O projeto foi realizado sob a coordenação do professor Welizanio Cardoso, que orientou os alunos durante toda a fase de preparação. Segundo ele, foram realizadas algumas atividades como discussões em sala de aula e debates em mesa redonda com convidados. “Percebemos que essa questão da violência sexual, de uma forma geral, é muito presente. A ideia é fazermos uma discussão com a finalidade de que eles façam uma reflexão acerca desta problemática. Hoje iremos trabalhar estas temáticas de uma forma artística, através de danças contemporâneas e peça teatral. Queremos plantar a semente da reflexão”, afirmou.

Apresentações

No palco, os estudantes mostraram todo o seu talento para o teatro e a dança, através de movimentos e expressões. Devidamente caracterizados, os alunos dançaram e representaram, sempre de acordo com as temáticas da violência sexual, violência de gênero, racismo, intolerância religiosa, entre outras.

A aluna Bárbara Juliana Santos Lima disse que o evento é importante para levar mais conscientização a todos. “É fundamental falarmos sobre a sexualidade e mostrar que temos que respeitar as pessoas, independente da escolha de gênero. Acredito que através da arte a gente alcança mais pessoas”, declarou.

Já a estudante Juliana Oliveira Andrade fez uma apresentação musical. “Vamos falar da violência contra a mulher, sexualidade, abuso e dos direitos que as mulheres têm na sociedade. Sei que estamos representando algo importante e espero que estes alunos adquiram novos valores”, disse.

O aluno Ítalo Djokaeff também participou das apresentações. “Queremos mostrar os preconceitos que existem atualmente. Além disso, as apresentações fazem também com que a gente perca a timidez”, declarou.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais