|
Reitor recepciona deputado, senador e professores (Fotos: Portal Infonet) |
Pela primeira vez na história de Sergipe, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), será contemplado com uma emenda de bancada do Orçamento da União. A iniciativa foi do deputado federal André Moura em conjunto com o senador Eduardo Amorim, ambos do Partido Social Cristão (PSC). E foi comemorada na manhã desta segunda-feira, 7, durante solenidade com o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira e professores, no prédio da reitoria. A expectativa é de que todo o montante de R$ 40 milhões seja aprovado em 2014.
São 15 emendas de bancada para o Estado de Sergipe e 11 parlamentares indicando cada um deles, uma emenda. Os quatro restantes contemplam a Universidade Federal de Sergipe com uma emenda, a Prefeitura de Aracaju, com outra e o Governo do Estado, com duas emendas.
|
André Moura recebe o abraço de agradecimento do reitor Ailton Ribeiro |
“Este ano vamos quebrar a tradição. Pela primeira vez o IFS vai ter uma emenda de bancada de nossa autoria, de nossa indicação, que vai contemplar o Instituto para que possa fazer uma expansão em todo o interior do estado. O reitor disse que esses recursos nunca chegaram ao IFS no montante que podem chegar. Depois de conversarmos com o senador Eduardo Amorim, com o ex-prefeito de Lagarto Walmir Monteiro e visitarmos o país debatendo a educação, tivemos um conhecimento maior, mais aprofundado, da importância em levar os cursos profissionalizantes a milhões de brasileiros e não é diferente aqui em Sergipe, em que o IFS e o Pronatec já contemplam 14 mil sergipanos”, ressalta André Moura.
O deputado federal destacou que, com esses recursos de emenda de bancada que estará indicando esse ano, espera que em 2014 possa emprenhá-los para beneficiar mais 10 mil sergipanos, além dos 14 mil já beneficiados com os cursos oferecidos pelo IFS.
|
Eduardo Amorim: "É a nossa missão" |
“Estou muito feliz. É um marco histórico. Pela primeira vez uma emenda de bancada vai contemplar o IFS. A gente espera que essa iniciativa nossa possa quebrar um tabu e que a partir do próximo ano, o IFS passe a ser contemplado anualmente. Independente do deputado André Moura e do senador Eduardo Amorim, que isso possa sensibilizar toda a bancada federal. Do mesmo jeito que a UFS, a PMA e o Governo contam com emenda de bancada, que o IFS também possa ser contemplado. E que possamos ver os sergipanos que moram no interior tendo mais oportunidade de estudar nos Campi do IFS nos municípios onde residem ou nos municípios próximos”, espera André Moura.
“É a nossa missão ajudar ao IFS, que não tem nenhuma emenda. Espero que os colegas parlamentares se sensibilizem para que o IFS tenha rotineiramente essas emendas visando continuar fazendo o seu trabalho, continuar evoluindo. Hoje são seis campis espalhados pelo estado, nos próximos anos virão mais quatro. São quase 14 mil alunos espalhados pelo estado, incluindo o Pronatec e esperamos que nos próximos anos passem de 20 mil alunos. Pedi ao deputado André Moura que adotasse essa ideia, já que a gente tem adotado a emenda do Hospital do Câncer, para que vire uma rotina. Temos a sorte e o privilégio de ter dois sergipanos na Comissão de Orçamento e vamos sim puxar a brasa para a nossa sardinha naquilo que for preciso”, adianta o senador Eduardo Amorim.
Reconhecimento
|
Ailton Ribeiro: "Existe uma mudança em curso" |
Sem deixar esconder a felicidade com a contemplação da emenda de bancada, o reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira, comemorou a iniciativa. “Nós que fazemos parte da Educação estamos vendo que existe uma mudança em curso, que os nossos políticos entenderam que só através da educação é que se muda esse pais. Aqui os nossos agradecimentos ao senador Eduardo Amorim e do deputado André Moura, para a reestruturação do IFS”, reconhece.
De acordo com o reitor, o orçamento do Instituto Federal de Sergipe para 2014 chega a um aporte de R$ 186 milhões.
“E esses recursos da bancada do deputado André Moura é uma parte para que possamos continuar avançando na educação profissional em Sergipe. A gente compreende, entende a dificuldade do deputado André Moura, homem do interior, repassar essa emenda do instituto porque toda a bancada pertence aos municípios, mas ele entendeu e compartilhou com o senador Eduardo Amorim, dessa grande vontade do IFS. Isso é um pontapé inicial para a gente buscar os deputados e senadores que o IFS também faça parte dessa emenda de bancada”, afirma.
|
Solenidade aconteceu no novo prédio da reitoria do IFS no bairro Garcia |
Ailton Ribeiro informou que existe uma necessidade de reforma urgente no Campi de São Cristóvão. “Além do Campi São Cristóvão, serão contemplados os campi de Lagarto e Aracaju. Estamos construindo uma sede própria em Estância, Glória e Itabaiana e iniciando as obras de Tobias Barretoe Socorro e ainda licitando as obras de Propriá e Poço Redondo com recursos do Governo Federal”, explica o reitor.
Por Aldaci de Souza