Ano letivo não começou em duas escolas municipais

Colégio Dom José Vicente Távora, localizado no Manoel Preto, está fechado para reforma (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Presidente do Sindipema, Adelmo Meneses

Cerca de 90% das 75 escolas da rede municipal que deveriam iniciar as aulas em fevereiro, só iniciaram o ano letivo de 2017 no último dia 6. Dessas, a Escola Municipal Anísio Teixeira e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, ainda não iniciaram o calendário de aulas deste ano.

“Houve imprevistos na maioria dessas escolas no decorrer do ano de 2016, a exemplo da falta de transporte escolar, greves, paralisações, entre outros problemas, e, por uma questão de organização, elas só iniciaram as aulas nesse mês”, explica o presidente do Sindicato dos Professores do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses.

Segundo ele, o Colégio Municipal Anísio Teixeira ainda está em processo de matrícula dos estudantes. “Essa escola, que funcionava no Bairro Atalaia, funcionou de 2014 a 2016 num espaço da Universidade Tiradentes [Unit] no Centro da Cidade. Os alunos foram transferidos para que houvesse a reforma do prédio, mas pela distância e dificuldades no transporte, a escola retornou para a Atalaia a pedido dos pais”, diz.

A Emef Carvalho Neto está funcionando no espaço da Escola Estadual Arício Fortes, no Bairro Lourival Batista. “Também por motivos de reforma, houve essa transferência dos alunos”, explica Adelmo Meneses. Já o Colégio Dom José Vicente Távora, que iniciou o ano letivo no dia 6 de março, foi transferida da unidade localizada no conjunto Manoel Preto para um prédio alugado na Rua de Siriri.

“A sede dessas escolas estão em situação de abandono. Os estudantes foram retirados para que houvesse a reforma e isso não aconteceu. O que fizeram foi abandonar as escolas”, lamenta o presidente do Sindipema. A rede municipal de Aracaju conta com cerca de 31 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2017.

Semed

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, nesses dois primeiros meses de gestão, a administração municipal tem trabalhado para garantir o início do ano letivo 2017 e o pleno funcionamento da rede municipal da Educação. Desde que assumiu a pasta da Educação de Aracaju, a secretária Cecília Leite, junto à sua equipe diretiva, vem tomando medidas emergenciais para restabelecer os serviços básicos,  suspensos desde 2016 devido ao não pagamento aos fornecedores por parte da última gestão o que acarretou, inclusive, o atraso da conclusão do ano letivo 2016 e, consequentemente, a  necessidade de calendário diferenciado para algumas unidades de ensino da rede municipal.

A atual gestão encontrou as Escolas Municipais Dom José Vicente Távora e Anísio Teixeira em  estado de abandono e deterioração. Atualmente, os estudantes destas escolas estão cuidadosamente acomodados em prédios provisórios. A secretaria municipal da Educação de Aracaju vai retomar a elaboração de projetos licitatórios para reforma destas unidades de ensino.

Por Moema Lopes 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais