
Os trabalhos na rede pública de ensino de Aracaju têm como um dos focos a inclusão. O acesso à Educação como direito fundamental de todos. É com esse propósito que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, oferta a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas acima de 15 anos que pretendem iniciar ou retomar os estudos. Ao público-alvo dessa categoria de ensino, a gestão municipal alerta para o calendário de matrículas, que continua aberto e é dividido em etapas.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Semed, Ana Izabel, convida as pessoas que não concluíram os estudos na idade certa a ingressar na rede municipal de Aracaju. “O cronograma de matrículas segue aberto. A organização do calendário por fases contempla todos os níveis de ensino da rede, incluindo a EJA. Os alunos precisam ficar atentos aos prazos para garantir as vagas e aproveitar essa oportunidade de transformar a realidade por meio da Educação”, afirmou Ana Izabel.
Atualmente, a EJA está disponível em 16 escolas municipais, com possibilidade de ampliação neste início de ano. Para facilitar o acesso do público-alvo, as unidades estão localizadas em diversos bairros, da zona Norte à Sul da capital (confira lista abaixo).
O processo de matrícula é todo realizado on-line, através do Portal da Educação – mas há um trabalho presencial de apoio e suporte sendo realizado em todas as escolas municipais. Nesta quinta, 15 de janeiro, o cronograma de matrículas está aberto para alunos novos, dia reservado exclusivamente para o público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social. Nos dias 19 e 20, a plataforma estará disponível para os demais estudantes.
Para os alunos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em efetivar a matrícula pela plataforma, Ana Izabel sugere a procura pelo atendimento presencial nas unidades de ensino. O público da EJA também pode se matricular com o apoio técnico de profissionais.
“Os que, porventura, não têm habilidades tecnológicas, podem comparecer às escolas. Nelas, equipes do Departamento de Tecnologia da Semed e da própria unidade estão fazendo toda a orientação, indicam em qual etapa você se encaixa, explicam como você deve se matricular, como também a matrícula pode ser realizada lá mesmo. Estamos com as escolas abertas, preparadas para receber e acolher todas as pessoas com 15 anos ou mais que desejam iniciar ou recomeçar seus estudos”, explicou Ana Izabel.
No ano letivo de 2025, houve um aumento expressivo de estudantes matriculados na modalidade em Aracaju. Em comparação a 2024, foram 500 pessoas a mais, reflexo do trabalho e das campanhas da coordenadoria da Semed para atender cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neste ano, a meta de aumentar o número de estudantes prossegue como prioridade. “A Educação abre portas. Somente através dela é possível melhorar a realidade, gerar oportunidades de trabalho e dar mais dignidade a quem não pôde concluir os estudos no período correto. Com essas propostas, a EJA de Aracaju está de portas abertas para receber novos estudantes”.
Escolas que ofertam EJA
Escola Manoel Bomfim – Rua Geni da Silva Dias, 480, Bairro Bugio;
Escola Sérgio Francisco da Silva – Av. Lamarão, s/n, Bairro Lamarão;
Escola Profa. Letícia Soares de Santana – Trav. General Prado, s/n, Bairro Santos Dumont;
Escola Deputado Jaime Araújo – Av. Benjamin Constant nº 499, Bairro Soledade;
Escola Sabino Ribeiro – Rua Tenente Cleto Campelo, nº 382, Bairro 18 do Forte;
Escola Dr. Carvalho Neto – Rua Rio Grande do Sul, nº 1351, Bairro Novo Paraíso.
Escola Oviêdo Teixeira – Rua Tania da Mota Paixão s/n Lot. São Carlos, Bairro Olaria;
Escola Jornalista Orlando Dantas – Rua Evangelino da Paixão, nº 297, Bairro Olaria;
Escola Presidente Vargas – Rua Neópolis, s/n, Bairro Siqueira Campos;
Escola Presidente Tancredo Neves – Rua Rodrigues Dória, s/n, Bairro Ponto Novo;
Escola Dom José Vicente Távora, Rua Manoel Preto, 26, Bairro Industrial;
Escola Presidente Juscelino Kubitschek, Rua Cel. José Figueiredo de Albuquerque, nº 2289, Bairro Coroa do Meio;
Escola José Conrado de Araújo – Rua Soldado Ribeiro de Andrade, 203, Bairro São Conrado. Endereço temporário: Rua Senador Rollemberg, n.º 393, Bairro São José: (Antigo Arquidiocesano);
Escola Professor Laonte Gama da Silva – Rua 8, s/n, Conj. Padre Pedro, Bairro Santa Maria;
Escola Diomedes Santos Silva – Av. Alexandre Alcino, 950, Bairro Santa Maria;
Escola Alcebíades Melo Vilas Boas – Rua Antônio Assis Xavier, nº 164, Bairro Industrial.
Próximas etapas – Alunos novos
Dia 16 de janeiro – prazo final para o público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social entregar a documentação na escola.
Dia 22 de janeiro – prazo final para demais alunos entregarem a documentação na escola destino.
Vagas restantes
Matrículas a partir do dia 26 de janeiro de 2026. A documentação deve ser entregue na escola em até dois dias úteis após a requisição da vaga.
Fonte: AAN
