|
Arcebiscode Aracaju esclarece as mudanças (Fotos: Portal Infonet) |
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 25, o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, leu uma nota de esclarecimento à respeito da saída do Monsenhor José Carvalho de Souza do cargo de diretor do Colégio Arquidiocesano. A mudança que surpreendeu à todos, despertou insatisfação geral e protestos por parte dos alunos.
De acordo com Dom José, a transição da direção do colégio já havia sido iniciada. “Há um bom tempo, o próprio Monsenhor Carvalho pediu a mim que um sacerdote o assessorasse. A igreja prescreve que aos 75 anos, o bispo solicite à sua renúncia, mas devido à sua competência como administrador e educador, a Igreja permitiu que ele continuasse a frente da gestão da unidade escolar por mais dez anos”, explica.
O Arcebispo de Aracaju também destacou a atuação do Monsenhor Carvalho. “Nós agradecemos toda a dedicação, competência e lealdade prestadas pelo Monsenhor por mais de 50 anos â frente da gestão do colégio. Por isso, ele foi convidado por mim para fazer parte do conselho diretor e continuar contribuindo com sua experiência para a direção da escola”, ressalta.
|
Conselheiro do Arquidiocesano, Charles Reniee |
Ao ler a nota, Dom José ainda esclareceu que o Monsenhor Carvalho ficará à frente da escola até o dia 22 de junho, quando o próprio arcebispo no uso de suas atribuições, fará a nomeação da nova diretoria. Após a leitura do documento, Dom José se retirou e atribuiu à um dos conselheiros do colégio, Charles Reniee, a tarefa de responder as dúvidas da imprensa.
Questionado sobre a insatisfação gerada entre pais, alunos e funcionários, o conselheiro afirmou que tudo se resolverá. “É uma reação normal, pois o Monsenhor Carvalho é muito querido e foi responsável pela formação de milhares de jovens. Acredito que a partir dos esclarecimentos prestados pela Igreja, os ânimos se acalmem e as coisas se resolvam”, comenta o conselheiro ressaltando que decisão foi tomada por dom José Palmeira Lessa em conjunto com o o próprio Monsenhor.
Informações extra-oficiais denunciavam que o Monsenhor José Carvalho teria sido afastado da direção por se recusar à realizar o pagamento de uma quantia considerável à Igreja. Indagado sobre o assunto pela reportagem do Portal Infonet, Charles Reniee, negou as informações. “Isso nunca ocorreu. Esta informação não é verdadeira e são mentiras de pessoas que estão insatisfeitas com a mudança”, conta.
|
Pais, alunos e ex-alunos estão indignados |
Revolta
Pais de alunos, estudantes e ex-alunos do Colégio Arquidiocesano tentaram assistir a coletiva de imprensa, mas foram impedidos pelos funcionários da Cúria Metropolitana. Um misto de revolta, indignação e tristeza pairava sobre os presentes que a todo o momento protestavam contra a decisão.
“Merecemos respeito. Tivemos um choque quando soubemos da decisão e ficamos tristes ao saber como ela foi dada. Nossos filhos têm uma relação paternal com o Monsenhor e isso que fizeram com ele é uma traição. Eu pude ver ele chorando, sendo amparado por outras pessoas. É uma injustiça” reclama a mãe de uma aluna, Josevânia Sobrinho.
Inconformada, a ex-aluna, Suzana Oliveira, esteve no local para apoiar a permanência do Monsenhor Carvalho. “Não entendo como um homem que trabalhou pelo colégio e dedicou toda sua vida à educação pode ser demitido desta forma. Foi uma atitude desumana, desrespeitosa e injusta com este homem que levou uma vida tão digna e verdadeira”, relata a ex-aluna.
|
Daniele Oliveira, mãe da estudante Emily Clark, cobra explicações mais transparentes |
Aluna do Arquidiocesano há 14 anos, Thaíssa Carvalho, lamenta a situação. “Acho que a decisão foi errada. Nós alunos ficamos surpresos e reivindicamos a volta do Monsenhor Carvalho, pois ele é muito adorado pro todos na escola”, conta.
Aos prantos, ex-aluna e mãe de estudante, Daniele Oliveira, cobra uma posição mais transparente da igreja. “Essa justificativa para nós não têm fundamento. Dizem que ele está no caro dez anos além do que deveria, mas se for assim, metade da igreja tem que deixar os cargos. Monsenhor Carvalho continua lúcido e tem todas as competências necessárias para continuar assumindo o cargo”, garante Daniele.
Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B