Até 2020 Aracaju necessitará construir 91 novas creches

(Fotos: Portal Infonet)

Dados decorrentes de estudos estatísticos feitos pelo IBGE e INEP apontam que no município de Aracaju há a necessidade de construção de 91 novas creches até o ano de 2020 para garantir o acesso das crianças à educação infantil.

Nesta quarta-feira, dia 25, foi discutido na Promotoria de Educação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre a construção de novas creches para atender as crianças do Município de Aracaju. A audiência contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da Coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação e de representantes dos Conselhos Tutelares do 2º, 3º e 4º distritos.

O promotor de Justiça dos Direitos à Educação, Luis Fausto Valois, afirmou que o Ministério Público está fazendo o possível para garantir o direito infantil à educação municipal.  “Hoje apenas duas creches estão em construção, com mais duas licitadas e um estudo aponta que mais cinco novas creches ainda devem se construídas, mas se continuarmos desta forma, não atenderemos a demanda e alcançaremos as metas”, diz o promotor.

O promotor da Educação, Luiz Fausto Valois

A representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tereza Hortência, informou que o Município de Aracaju através da SEMED verificou a existência de 24 imóveis no qual poderia ser edificadas escolas de educação infantil. “Todavia por conta de questões diversas, apenas seis terrenos no momento apresentam condições de serem edificadas unidades educacionais infantis. Salientou que algumas unidades infantis estão sendo ampliadas nos bairros Olaria, Japãozinho e Zona de Expansão”, diz.

Durante a audiência foi entregue pela representante da Semed um ofício acompanhado de cronograma de construção de seis novas unidades de educação infantil, sendo duas no bairro Santa Maria, uma no Aeroporto, uma no Bugio, uma na Farolândia e uma no Lamarão.

Ainda em audiência foi determinado pelo promotor de justiça que seja oficiado ao Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea) e a gestão escolar para que realize, no prazo de 90 dias uma verificação em todas as escolas do município, sob a regularidade das Instituições de Ensino perante o colegiado que rege a política municipal de educação.

Também foi sugerida a criação de uma comissão para realizar um levantamento da situação atual das creches em Aracaju e da demanda presente a fim de que seja apresentada ao MPE. Uma nova audiência está agendada para ocorrer dia 24 de abril de 2012, às 9h no MPE.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais