Atheneu Sergipense completa 142 anos de existência

Escola faz aniversário (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Colégio Atheneu Sergipense completa nesta quarta-feira, 24, 142 anos de existência. Uma instituição pública exemplar na educação de políticos, economistas, professores, médicos, advogados, jornalistas, químicos, arquitetos, e tantos outros profissionais sergipanos, que construiu e ainda controi uma história marcante na educação do Estado.

Conheça um pouco da história do Atheneu Sergipense. O texto é da professora da Universidade Federal de Sergipe, Eva Maria Siqueira Alves.

"Nascido em 24 de outubro de 1870, o Colégio Atheneu Sergipense, instituição oficial de estudos secundários de Sergipe, no Governo do Presidente Tenente Coronel Francisco José Cardoso Júnior, quando a cidade de Inácio Joaquim Barbosa completava seus quinze anos, ofereceu inicialmente os cursos de Humanidades, com quatro anos de duração e o Normal, feito em dois anos. O Inspetor Geral da Instrução Pública à época era Manuel Luiz Azevedo d’Araujo que empenhou-se com a criação do Atheneu, que foi instalado em seu atual endereço no ano de em 1950, na praça Gracho Cardoso.

As pesquisas de Alves (2005) indicam que ao longo dos anos o Atheneu Sergipense sofreu variadas denominações: Atheneu Sergipense (1870), Lyceu Secundário de Sergipe (1881), Escola Normal de Dois Graus (1882), Atheneu Sergipense (1890), Atheneu Pedro II (1925), Atheneu Sergipense (1938), Colégio de Sergipe (1942), Colégio Estadual de Sergipe (1943), Colégio Estadual Atheneu Sergipense (1970), e atualmente Centro de Excelência Colégio Atheneu Sergipense (2003) e atualmente Colégio estadual Atheneu Sergipense.

No entanto, mesmo sofrendo modificações significativas de instalação, denominação, tempo, tipos dos cursos oferecidos e quadro de professores, conforme a legislação e o período, o Atheneu Sergipense tentou manter-se fiel aos seus principais objetivos: ministrar uma instrução secundária, de caráter literário e científico, necessária e suficiente de modo a proporcionar à mocidade subsídios para matricular-se nos cursos superiores, como também para desempenhar variadas funções na sociedade.

Como qualquer outra instituição, o Atheneu Sergipense produziu e produz uma massa documental que testemunha sua história, quer com documentos do arquivo corrente, quer com a documentação histórica, hoje organizada no CEMAS – Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais