O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola de Ensino Médio Integral (EMI) em Aracaju, desenvolveu o Atheneu Políticas Públicas (POP). A iniciativa, única e inovadora no país, surgiu em meio à dificuldade dos estudantes de entender a política nacional, o funcionamento do Estado e o seu papel democrático como cidadãos.
O projeto conquistou notoriedade, incentivando candidatos ao Governo do Estado e cargos do Legislativo Estadual e Federal a assinarem um Termo de Compromisso Educação como política de Estado, cujas ideias de políticas públicas são propostas pelos próprios alunos.
O POP é fruto de uma série de aulas estruturadas (disciplina eletiva) sobre a Constituição Federal, o ciclo de políticas públicas, a importância do voto, dentre outros assuntos da área. Desde a sua concepção, o projeto conta com a mentoria da ENAP – Escola Nacional de Admiração Pública, parceria que também resultou na doação de livros para a biblioteca da escola. O objetivo da ação é aproximar os jovens da vivência política do Brasil e colocá-la em lugar de diálogo, fortalecendo o aprendizado e o protagonismo juvenil.
“Na prática do EMI e dentro das suas propostas pedagógicas multidisciplinares, o POP busca ensinar competências essenciais para a convivência em sociedade, apresentando aos estudantes o sistema administrativo brasileiro de forma prática e descomplicada. O objetivo é aproveitar o espaço coletivo da escola para simular os processos democráticos e estimular o protagonismo entre os alunos, mostrando sua importância na participação ativa das decisões em sociedade”, explica Yuri Norberto Pereira Silva, professor e idealizador do projeto.
Educação política
O conceito de participação política está associado a cidadãos informados e engajados em suas comunidades, ou seja, participativos. Para isso, se faz necessária a educação política e social, principalmente dentro das escolas de ensino médio. São nelas que estão inseridos os estudantes que começarão a exercer sua cidadania por meio do voto, escolhendo seus representantes e tomando decisões pelo futuro. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos no Brasil. No entanto, o número de jovens com título de eleitor em 2022, até o momento, representa cerca de 17,5% do total de habilitados para obter o documento.
Esse número reforça ainda mais a necessidade de projetos como o POP dentro das escolas. A inserção dos alunos na vida pública são fundamentais para que estes percebam o seu papel na construção, defesa e cobrança das políticas públicas que lhes são destinadas. Saber dialogar, conviver coletivamente e conhecer o sistema eleitoral são habilidades essenciais para formar jovens cidadãos e também promover a educação integral dos estudantes.
Segundo o professor Yuri “Incorporar os diferentes saberes locais ao entendimento do que são políticas públicas é uma forma não apenas de garantir sua assimilação pelos estudantes, mas também de estimular a cidadania, com base na garantia de equidade e respeito às diferenças”.
É com esse intuito que nasceu a cartilha do POP, que segue para ser assinada por candidatos ao Governo de Sergipe, ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Sergipe, que se comprometem em receber a analisar as propostas feita pelos estudantes sobre a Educação no estado e os direitos constitucionais.
Fonte: Ascom/Instituto Sonho Grande
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