
Mesmo diante da interrupção no abastecimento de água que atinge Aracaju e municípios da região metropolitana, como Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, as aulas nas redes pública municipal e estadual seguem com funcionamento normal nesta segunda-feira, 15.
A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) informou que as escolas da capital dispõem de reservatórios que garantem o abastecimento emergencial, o que possibilita a continuidade das atividades pedagógicas e de apoio aos estudantes. A pasta também reforçou que está em monitoramento constante da situação, em articulação com a Prefeitura, para que eventuais necessidades sejam prontamente atendidas, sem comprometer o calendário letivo.
No município de Nossa Senhora do Socorro, o funcionamento das escolas também permanece como o habitual. Para garantir o fornecimento de água nas unidades, caminhões-pipa estão sendo encaminhados às instituições de ensino.
A Prefeitura da Barra dos Coqueiros confirmou que nesta segunda-feira, 15, as aulas nas escolas da rede municipal estão mantidas, assim como os atendimentos nas unidades básicas de saúde.
Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou que as aulas nas escolas da rede estadual seguem normalmente. No entanto, a pasta orienta que os estudantes que não puderem comparecer às escolas não terão faltas contabilizadas e não sofrerão prejuízos pedagógicos. A Seed informou ainda que mantém diálogo com as equipes escolares, as famílias e a comunidade, garantindo que o ano letivo será preservado.
Entenda o caso
A situação no abastecimento foi agravada após um novo rompimento registrado na linha da Adutora do São Francisco, no município de Capela, poucas horas depois da liberação para o pleno retorno do fornecimento de água tratada à Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), equipes continuam atuando de forma ininterrupta na tentativa de solucionar o problema no menor tempo possível. A primeira ocorrência na adutora foi registrada na sexta-feira, 12, comprometendo o fornecimento de água na Grande Aracaju.
por João Paulo Schneider