![]() |
Unidade de ensino será transformada em complexo educacional (Foto: Ascom/Emurb) |
Mais uma escola da rede municipal de ensino está sendo reformada e ampliada. A obra realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está transformando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Avelar Brandão, localizada na Zona Norte da capital. Orçadas em R$2,5 milhões, em recursos próprios, as obras tiveram início no ano passado e seguem o cronograma estabelecido.
Os serviços consistem na reforma do antigo prédio e na construção de 23 novas salas de aula, sendo 15 no pavimento superior e oito na parte térrea do prédio. Além disso, a obra inclui as reformas do refeitório e cozinha, edificação de uma quadra poliesportiva, implantação de uma área verde e a construção de uma caixa d'água.
A primeira etapa da obra já foi concluída. A unidade de ensino teve o telhado trocado, com a substituição do madeiramento. Também foram construídos dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, foi feita a pintura de portas, salas e janelas, a instalação de lâmpadas, e ainda a colocação do piso de alta resistência, um material mais seguro, sobretudo, em dias chuvosos.
Com essa iniciativa, muitos estudantes do bairro Olaria e do entorno da escola, serão contemplados com uma unidade de ensino ampla, arejada e confortável. Isso trará melhorias significativas para a consolidação dos avanços no ensino público municipal. A unidade de ensino está se transformando em um grandioso complexo educacional.
Andamento
Divididos em três equipes, os profissionais se revezam na realização das tarefas. Um grupo concentra os trabalhos na finalização da construção das paredes da caixa d'água. A estrutura em alvenaria serve de base para sustentar a central de abastecimento e distribuição de água para todo o prédio.
Já na entrada da escola, outra equipe trabalha na modificação e no recuo do muro. Como a rua da unidade de ensino é uma via de bastante movimento, está sendo feito um recuo de dois metros no muro, dando espaço para a construção de calçadas e garantindo mais segurança para quem circula pelo local. Os profissionais executam o serviço de vigamento, que é a colocação de vergalhões de ferro, que servem de base para a construção do muro.
Em outra parte do prédio, a terceira equipe realiza o serviço de preparação do solo para a construção de uma rampa de acesso. A rampa servirá para ligar os dois pavimentos da escola, o que vai possibilitar a locomoção das pessoas de um lado ao outro da unidade de ensino de forma segura e confortável.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B