![]() |
Secretário Belivaldo Chagas durante a instalação do Fórum (Fotos: Divulgação Seed) |
O secretário Estadual da Educação, Belivaldo Chagas, empossou na manhã desta terça-feira, 19, os membros que compõem o Fórum Estadual de Educação, instalado durante o mesmo evento realizado no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Ao todo, 39 membros representantes de instituições da sociedade civil organizada de Sergipe fazem parte do Fórum.
"Depois de uma longa espera e expectativa, se instala hoje o Fórum Estadual de Educação. E nós, enquanto fórum, estamos com a responsabilidade de mobilizar todos os segmentos da sociedade para que possamos discutir ações que propiciem fazer com que tenhamos um plano estadual de educação para todos os sergipanos. Temos que estar com este espírito voltado para a consolidação de um projeto que possa ser exeqüível. É mobilizar a sociedade e, principalmente, os municípios, para que possamos discutir e montar o projeto de um Plano Estadual de Educação", disse o secretário Belivaldo Chagas.
![]() |
Integrantes do Fórum de Educação |
A cerimônia de posse contou com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas Fernandes, que ministrou palestra e destacou a importância da instalação do Fórum em Sergipe. "O Fórum Estadual de Educação é uma demanda que a foi aprovada na Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2010. Em Sergipe, o fórum é instalado com duas grandes tarefas: organizar as etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional de Educação, e iniciar o debate sobre o Plano Estadual de Educação, que já está sendo discutido há dois anos no Congresso Nacional", afirmou.
Quem também esteve presente foi o promotor de Justiça na área da Educação, Luis Fausto Valois, que falou sobre a participação do Ministério Público no Fórum. "A participação do Ministério Público é uma exigência legal, por isso estamos aqui a fim de que sejam implementadas, através do Plano Estadual de Educação, as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento da educação no nosso estado", explicou.
De acordo com o coordenador estadual do Fórum, Manuel Alves do Prado Neto, "a principal função do Fórum Estadual de Educação é a construção do anteprojeto do Plano Estadual de Educação. E neste, caberá ao fórum coordenar a realização de uma série de conferências municipais, que são fases preparatórias para a CONAE 2014. Além disso, tem a tarefa de subsidiar os municípios para a construção de suas políticas públicas de educação. O Fórum, atualmente, está composto por 28 instituições, seja do poder público constituído, seja dos diversos segmentos sociais".
Participação
Os membros empossados destacaram a importância da participação dos diversos segmentos sociais no Fórum Estadual de Educação. O representante da UNEGRO/SE, Andrey Lemos, disse que "nós compreendemos que não se pode alcançar uma escola que contemple toda a diversidade existente em nosso país, se essa diversidade não for chamada para colaborar na construção e execução do Plano Nacional da Educação. Este Fórum vai ser mais um instrumento para que a gente possa contribuir com essa política." Já o representante do MST, Cícero José de Carvalho, afirmou que "iremos levar a discussão que estamos travando ao longo da nossa história. Vamos levar para o Fórum a nossa proposta, discutindo amplamente a nossa compreensão de educação tanto para o campo como para o estado".
A secretária executiva da UNDIME, Gilvanete de Melo, destacou que "nosso maior objetivo é discutir tudo o que se trata da educação, objetivando a melhoria da qualidade do ensino para todos".
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B