![]() |
Biblioteca está localizada no 18 do Forte (Fotos: Portal Infonet) |
Com o sonho de proporcionar que a comunidade do bairro 18 do Forte tenha um espaço de difusão de cultura e conhecimento, a professora de filosofia e religião Cris Souza inaugurou a Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura (BCVL). Pequeno, porém repleto de alunos, o espaço foi aberto há quatro meses, e precisa de doações de livros e da colaboração de voluntários para se sustentar.
“Minha intenção é fomentar a leitura de jovens e crianças que estudam em escolas próximas a biblioteca, e fazer que, não só eles, como professores e qualquer pessoa que quiserem colaborar, façam doações e nos ajudem a manter esse espaço de ampliação do conhecimento”, declarou Cris Souza, que afirma estar realizando um antigo sonho.
A professora, que ensina na Escola Estadual 24 de Outubro, se sente realizada por colaborar com a educação de estudantes que diariamente procuram a biblioteca para ter acesso a obras que vão desde os gibis às escritas por autores clássicos.
“Sempre digo que a leitura é a porta de entrada da mudança, e acredito que as pessoas tenham que praticar o desapego. O esquema é simples: a pessoa lê, adquire conhecimento, doa o livro e proporciona que outras pessoas também tenham acesso a novas informações”, ressalta Cris.
![]() |
Professora Cris Souza, idealizadora da biblioteca |
Biblioteca
Apesar de pequena, a biblioteca, que já possui 500 livros, recebe diariamente uma média 30 pessoas durante a tarde. Segundo a idealizadora, há momentos em que as pessoas têm que aguardar do lado de fora, até que os demais que já estão dentro da biblioteca saiam.
Com poucas mesas e cadeiras para os leitores se acomodarem, a professora pede para que as pessoas se sensibilizem e façam doações. Porém, ela faz uma ressalva, e solicita que a biblioteca não receba livros didáticos. “Aceitamos gibis, revistas, cordéis, cadeiras, mesas, literatura estrangeira e até contribuições para ajudar na manutenção e pagamento do aluguel”, conta Cris Souza, que tem a meta de conseguir cinco mil livros para sua biblioteca.
![]() |
Lisandra dos Santos é frequentadora assídua |
A estudante do 8º ano Lisandra dos Santos, 13, é frequentadora assídua da biblioteca e diz que constantemente pega livros emprestados para ler. “Gosto muito deste espaço, e gosto mais ainda porque fica perto da escola e da minha casa”, disse a adolescente, que além de afirmar que a leitura ajuda no seu rendimento escolar, colabora doando livros à biblioteca.
Lançamento
A professora relata que, inspirada em uma história real, irá lançar em outubro o livro ‘Carolina e sua boneca lindinha’, e que a renda da venda deste será toda revertida para a biblioteca. Porém, Cris alega que não tem renda o suficiente para imprimir o livro, e que precisa de patrocínio para realizar mais este sonho.
“O livro trata sobre amizade e relacionamento mãe-filha. Acredito que ele é muito interessante, e o seu diferencial é que todas as ilustrações poderão ser coloridas pelas crianças”, informou Cris.
Doações
As doações podem ser efetuadas na própria biblioteca, localizada próximo a clínica São Marcelo, na avenida Visconde de Maracaju. Para esclarecer dúvidas, os interessados devem entrar em contato com Cris Souza através do telefone 8834–9332.
Por Monique Garcez e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B