Bibliotecário: organizando informação

Bibliotecário é disseminador da leitura
Com a implantação do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em janeiro deste ano, os bibliotecários sergipanos resolveram que é hora de comemorar. Por muitos anos negligenciada no Estado, a biblioteconomia respira renovação com os novos bibliotecários que devem surgir nos próximos anos, após quase uma década sem formar profissionais na área. Para saber mais sobre a profissão, o Portal Infonet conversou com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Sônia Carvalho, e com a coordenadora da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, Claudia Stocker.

Profissão e mercado de trabalho

Formada em 1989 na primeira turma de Biblioteconomia da Universidade Tiradentes (Unit), Sônia Carvalho define o bibliotecário como o organizador da informação em diversos locais. “É o responsável pela administração de bibliotecas, catalogação e classificação de documentos, e pode atuar em centros de documentação, museus, jornais, escritórios de advocacia, memoriais, e, claro, bibliotecas públicas, escolares, universitárias, infantis e especializadas”, afirma a diretora. Já a coordenadora Claudia Stocker vai além. “É o profissional liberal que dissemina a leitura, e não apenas aquele que organiza livros em uma prateleira como a maioria pensa”, pontua.

Profissional será mais valorizado após volta do curso a Sergipe, diz Claudia
Segundo as bibliotecárias, o mercado de trabalho em Sergipe é amplo, no entanto faltam profissionais no Estado. “Muitos dos profissionais que trabalham em Sergipe vêm de fora”, ressalta Sônia. “Isso deve ser amenizado com a implantação do curso na UFS, depois de quase dez anos de formada a última turma de Biblioteconomia da Unit”, acredita Claudia.

Pré-requisitos

Qualquer pessoa que deseja seguir determinada área profissional tem que ter o mínimo de aptidão para a carreira. Com a biblioteconomia não é diferente. Segundo as duas profissionais, é necessário que os candidatos a bibliotecários gostem de livros e leitura, sejam organizados, tenham noções de informática, gostem de lidar com o público, e saibam outros idiomas.

Curso

O aluno de Biblioteconomia não deve ficar mais que quatro anos na faculdade. Esta é a duração média do curso oferecido pela UFS, com 50 vagas, e que está em sua primeira turma. O curso conta com disciplinas como História, Filosofia, Sociologia, Noções de Administração e Planejamento, História do Livro e Estudo de Coletâneas. A coordenadora Claudia Stocker observa, porém, a falta de cursos de especialização no Estado.

Conselhos

Apesar da ainda existente desvalorização do profissional, elas acreditam que quem que tiver vocação e habilidade deve investir na profissão. “Sergipe está precisando de mais bibliotecários”, afirma Sônia Carvalho. “Com o mercado de trabalho crescente e a volta do curso ao Estado, vejo um bom futuro para aqueles que quiserem seguir a área”, declara Claudia Stocker.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais