![]() |
(Foto: Embrapa) |
Divulgar o que os futuros pesquisadores estão fazendo no presente. Nesse clima foi realizado na segunda-feira, 28 de julho, o IV Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE). O evento contou com a parceira da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) vinculados à Fapitec ou ao CNPq, além dos cursos de pós-graduação – apresentaram os trabalhos que vem desenvolvendo sob a orientação dos pesquisadores da Unidade. Ao todo foram quatro sessões simultâneas que contaram com a participação de avaliadores externos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit).
Na abertura, o presidente da Fapitec, Ricardo Santana, disse que esse tipo de evento é muito interessante porque é o momento de avaliar resultados e também de divulgar para gestores públicos que esses trabalhos são importantes para a área de ciência e tecnologia e também para a sociedade.
O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macêdo, ressaltou a importância dos parceiros e do papel de integração da Unidade, que vem resultando em diversas orientações realizadas por pesquisadores. Manoel Moacir também ministrou a palestra inaugural "A construção do trabalho científico".
De acordo com os avaliadores externos e a comissão organizadora, ficou evidente a evolução na qualidade geral dos trabalhos e das apresentações em relação às edições anteriores, o que reforça a importância do seminário como oportunidade de preparação dos cientistas.
O resultado das avaliações foi anunciado pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcelo Fernandes. Os autores dos três melhores trabalhos do Pibic e Pibit foram premiados com o livro ‘Metodologia Científica Aplicada', escrito por Manoel Moacir Macedo, sendo que os primeiros lugares receberam uma placa em reconhecimento ao mérito técnico-científico.
Pelo Pibic, obteve a primeira colocação o trabalho ‘Avaliação da diversidade de bactérias cultiváveis do solo e avaliação de isolados raros quanto à atividade de fitopatógenos', apresentado por Yasmim Fraga sob orientação de Marcelo Fernandes. No âmbito do Pibit, o vencedor foi ‘Determinação do mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio em peixes marinhos comercializados em Aracaju: implicações e risco à saúde humana', produzido por Josafá Reis Jr., orientado pelo pesquisador Carlos Alberto da Silva.
Em geral, as apresentações também proporcionaram experiência aos estudantes. O nervosismo, que geralmente é comum aos iniciantes, pode ser percebido em muitas apresentações. "Gostei muito porque ajuda a gente a perder o medo de falar em público", conta a bolsista Julievany de Souza Santos, que está no 10º período de Engenharia de Produção. O bolsista Johny Mendonça também ressaltou o conhecimento adquirido durante o período da pesquisa.
Fonte: Ascom Embrapa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B