Brigada da Educação mobiliza mais escolas contra o Aedes

A meta é realizar atividades em todas as unidades de educação (Foto: SEED)

A Escola Estadual Coelho Neto, no bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), é mais uma unidade da rede estadual de ensino a se mobilizar contra o mosquito Aedes aegypti.

Na segunda-feira, 4, uma vasta programação foi realizada no pátio da escola e no entorno dela, a exemplo da vistoria das instalações para evitar possíveis criadouros e apresentações teatrais.

Conforme a coordenação da Brigada da Educação, desde que foram lançadas as ações pelo Governo do Estado (19 de fevereiro) até o momento foram registradas 34 escolas da rede estadual que já realizaram atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus.

“É um trabalho de conscientização da Educação por ser um grande problema de saúde pública nacional que envolve todos, na maioria dos casos provocado por falta de informação e higiene”, disse o professor e enfermeiro Jorge Costa, coordenador da Brigada, ao afirmar que a meta é mobilizar todas as 355 escolas da rede estadual de ensino.

Certificação de monitoramento

As escolas recebem a vistoria dos agentes de endemias das secretarias municipais e estaduais, acompanhados, por vezes, de técnicos da Brigada da Educação.

Elas recebem o selo amarelo, onde há possível foco; ou o selo vermelho, quando há criadouros e a presença do mosquito; ou verde, quando está totalmente livre.

Paralelamente à vistoria realizada pelos agentes, a Brigada da Educação instituiu na escola uma outra brigada formada por alunos, com o intuito de que eles monitorem as ações e prossigam com atividades permanentes de combate ao mosquito.

No dia do lançamento da Brigada da Educação de Combate ao Aedes ocorrido no dia 19 de fevereiro, no ginásio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), o representante do Governo Federal, ministro da Cultura Juca Ferreira, disse que a ação é uma estratégica bastante importante, porque o mosquito é considerado um vetor doméstico e está presente em casas e quintais.

“Sem a população não é possível combater. É evidente que a participação das entidades é importante, mas devemos nos empenhar. O mosquito não é mais forte que a Educação”, disse o ministro no dia do lançamento, citando o lema da Brigada de Educação.

União de todos

Além da certificação com monitoramento das instalações das escolas, são realizados ciclos de palestras, passeatas, capacitações de prevenção, concursos de paródias e peças teatrais.

A Educação, com a colaboração do Grupo Raízes, formou um grupo de teatro com estagiários do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, que vai percorrer as escolas, mobilizando os alunos contra o Aedes.

Em Estância, por exemplo, no dia 1º de abril último, as escolas estaduais Gilberto Amado e Gumercindo Bessa realizaram um grande mutirão envolvendo também o Instituto Diocesano, a Marinha do Brasil, o Conselho de Gestão Escolar do Gilberto Amado, a Associação Quilombola, o 6º Batalhão de Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, integrantes da Cáritas, da Secretaria Municipal de Saúde e da SMTT de Estância (SE).

A comunidade respondeu ao chamamento da escola colocando o lixo à porta de casa, enquanto que o carro da Prefeitura de Estância, denominado de “Cata Bagulho”, recolheu todos os possíveis criadouros.

No dia 15 de abril será a vez de a Escola Estadual Martinho Garcez, em Frei Paulo (SE), realizar uma grande mobilização e receber a Brigada da Educação, todos contra o mosquito Aedes.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais