Buchinho diz que governo continua aberto às negociações com os professores

Professores estiveram no TJ para protocolar ação contra Déda (Foto: Portal Infonet)

O secretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Chico Buchinho, disse que até domingo, 22, o Governo do Estado continua aberto às negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino do Estado de Sergipe (Sintese). Em assembleia na terça-feira, 17, a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, 23, por não concordar com a proposta de pagamento do piso salarial.

Ele disse nesta quinta-feira, 18, que o impasse na negociação reside na incerteza de que, diante do aperto econômico por que o Estado passa, haverá garantia do pagamento integral do piso, como querem os professores, até o fim do ano. “Só há duas alternativas, que foram as duas propostas que apresentamos. Até domingo continuamos abertos e acredito também que o sindicato está”, disse o secretário.

A primeira proposta apresentada pelo governo foi um reajuste de 15% no nível I e 5,7% nos demais níveis. O pagamento do piso seria parcelado e retroativo ao mês de maio; após 90 dias o governo faria uma avaliação do crescimento da receita para pagar o restante. A segunda foi o pagamento integral do piso, mas com a extinção da carreira. As duas propostas foram rejeitadas pelos professores em assembleia.

Chico Buchinho diz que governador ainda não comentou sobre a greve da categoria (Foto: Daniel Nascimento/Arquivo Infonet)

Chico Buchinho disse que Déda ainda não se manifestou sobre a greve dos professores, nem sobre uma terceira proposta. “Nós não vamos interferir. O sindicato tem sua autonomia, sua democracia”, declarou.

Sintese

Na manhã desta quinta-feira, 19, a presidente do sindicato Ângela Maria de Melo protocolou no Tribunal de Justiça uma ação de protesto contra o governador. No documento, o Sintese apresenta sua indignação com o governo em não cumprir a lei do piso com a revisão imediata nos moldes apresentados na lei 11.738/2008 e por condicioná-la à extinção do nível I no plano de carreira.

A ação trata, ainda, de vários problemas ocorridos na rede estadual, dentre eles as condições estruturais das escolas e a falta de professores em várias disciplinas. Na segunda-feira, 23, primeiro dia da greve já decretada, os docentes fazem uma nova assembleia no Instituto Histórico e Geográfico.

Por Dógenes de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais