Caminhada reúne 3 mil adolescentes

Cerca de 3 mil adolescentes de diversas escolas municipais se reuniram na caminhada (Fotos: Portal Infonet)
Na tarde desta sexta-feira, 6, cerca de três mil jovens e adolescentes se reuniram na praça da Bandeira para o primeiro grande ato do Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, lançado nesta semana pela Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, os adolescentes orientados por representantes de diversas instituições realizaram uma caminhada até a praça Fausto Cardoso onde está programado um ato de celebração da paz.

A caminhada é desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Aracaju. O evento também faz parte das comemorações dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além dos adolescentes, participam da caminhada técnicos e dirigentes das entidades sociais; educadores, assistentes sociais, psicólogos que atuam nos programas sociais,

Representantes de diversas instituições se aliam no combate às drogas
lideranças comunitárias, conselheiros tutelares e pessoas ligadas a área.

Durante a caminhada, que representa o início da mobilização social na luta contra o crack, serão distribuídos materiais informativos, alertando sobre os perigos do consumo de drogas.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Róbson Anselmo, a caminhada é um grito de alerta para a sociedade contra o mal das drogas. “É um grito inicial que está dentro da Campanha Nacional de Combate às Drogas que estamos introduzindo aqui em Aracaju. É um problema de saúde pública no Brasil e todos precisam se envolver. O ato também está dentro do aniversário de 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente, que o Conselho celebra com ações de julho”, conta.

Róbson destaca a celebração de 20 anos do ECA
Para a Lídia Anjos, que é assistente social da LBV e membro do Fórum da Criança, o evento representa a reafirmação dos direitos desses adolescentes, para ela o poder público e a sociedade devem olhar mais atentamente para os jovens.

“Nós viemos num ato de reafirmação e compromisso pelo Estatuto, nós precisamos colocá-lo em prática, pois é uma conquista da sociedade. Também estamos no movimento de combate contra às drogas, principalmente do crack. São jovens de organizações não governamentais e de projetos do governo e da prefeitura. Estão todos aqui por uma causa maior”, aponta.

Segundo a coordenadora de Proteção Social da Semasc Yolanda de Oliveira, o município tem a obrigação de orientar os jovens mostrando porque a droga é maléfica.

Lídia Anjos diz que evento a caminhada é motivada por uma “causa maior”
“Nós precisamos conscientizar os jovens e só a educação pode realizar este trabalho. Eles precisam de paz em casa e nos locais de estudo, por isso lá na praça Fausto Cardoso vamos dar um abraço coletivo e soltar balões brancos para celebrar a paz”, destaca.

 

 

 

 



Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais