Desfile é realizado tradicionalmente na rua Bahia (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
Apesar de não terem conquistado um avanço salarial, os professores da rede municipal de ensino levaram a Prefeitura de Aracaju a cancelar o desfile cívico estudantil que seria realizado no próximo dia 11 de setembro no bairro Siqueira Campos. Com o anúncio do ‘boicote’ pelos professores em não participar do evento a não ser para fazer um ato mostrando à comunidade que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não paga o Piso na Carreira do Magistério, a Prefeitura não teve outra opção. O impasse repercutiu na manhã desta quarta-feira, 31 na Câmara dos Vereadores.
O desfile cívico contaria ainda com a participação de escolas da rede particular de ensino e de instituições como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Guarda Municipal, Conselho tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Polícia Militar a Polícia Rodoviária Federal.
Antonio Bittencourt lamenta o fato que levou ao cancelamento |
Geralmente o evento do bairro Siqueira Campos acontece antes do desfile do Dia da Independência do Brasil [7 de Setembro], mas este ano a data que seria 28 de agosto, foi remarcada para 11 de Setembro [mesmo dia do atentado às torres gêmeas]. “Deu azar e agora nós é que ficamos sem a tradição do nosso desfile. Os professores estão certíssimos. O Piso é Lei e a categoria não pode ficar no prejuízo. O prefeito deveria repensar esta situação”, entende o morador do bairro Siqueira Campos, Manoel Batista dos Santos.
Apesar de estar tudo pronto para o desfile, cujo tema seria ‘A Mulher na Construção do Mundo’, a Secretaria Municipal de Educação informou nesta terça-feira, 30, a decisão do cancelamento.
“O desfile seria realizado no último domingo, 28 de agosto, mas teve data altera da em função da greve dos professores e da ameaça de boicote por parte do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). Em nota publicada pelo sindicato, foi garantida a execução de estratégias que inviabilizariam o apoio dos professores aos alunos antes e durante o desfile, o que tornaria frustrante para as crianças e adolescentes a ausência desses principais agentes executores de tão grandiosa ação cívica, que acaba por atrair milhares de sergipanos, em especial, moradores do bairro Siqueira Campos, à Rua Bahia”, destaca nota da Secretaria Municipal de Educação.
Robson Viana: " Cancelamento deixará marca negativa na gestão municipal" (Foto: César de Oliveira) |
Segundo o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, diante da atual conjuntura, a realização do Desfile Cívico Estudantil também comprometeria a qualidade do evento, conhecido como uma verdadeira aula pública sobre determinado tema, ministrada ao público que o congratula exercendo seu civismo e cidadania.
“Não podíamos colocar as escolas na avenida sem a qualidade que é marca deste tradicional desfile. Essa qualidade estava comprometida em razão da greve dos professores e, sobretudo, pela ação sistemática do Sindipema, que tentou de todas as formas persuadir contundentemente professores e, até os alunos, a boicotar a maior aula pública de civismo, de história e cultura da nossa cidade. Garanto que todo o investimento destinado à realização do evento será utilizado no evento do próximo ano e lamento a mobilização do sindicato contra a população de Aracaju”, ressalta.
Repercussão
O impasse entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sindicato dos Professores da Rede Municipal, repercutiu na manhã desta quarta-feira, 31 na Câmara Municipal de Aracaju durante pronunciamento do vereador Robson Viana (PT).
De acordo com ele, a não realização do desfile cívico estudantil da rua Bahia, ficará como uma marca negativa. “Não podemos deixar que não aconteça pela primeira vez o tradicional desfile no bairro Siqueira Campos. Vários são os alunos que aguardam o ano inteiro para desfilar. Sabemos dos grandes feitos que a administração atual da Prefeitura de Aracaju vem realizando em benefício de toda população e a não realização desse desfile ficará como uma marca negativa nesta gestão", acredita Robson Viana.
Na rede estadual de ensino, o desfile cívico estudantil está mantido para o Dia 7 de Setembro na Av. Barão de Maruim, inclusive com a abertura da Semana da Pátria nesta quinta-feira, 1º de Setembro. A informação do Sindicato dos Professores [Sintese] é de que a categoria ainda não deliberou se fará algum ato quando do desfile do próximo Dia 7 de Setembro.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B