![]() |
(Foto: Maíra Ribeiro) |
Um domingo, 30, movimentado no Ginásio Esportivo do Campus da UFS, no Rosa Elze, em São Cristovão, onde são realizados os Testes de Aptidão Física (TAF) para os candidatos ao Concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).
De acordo com a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) participam das etapas do TAF e da entrega de documentação para investigação social, que são eliminatórias, três mil pessoas. Os candidatos devem acessar o site para saber onde e quando farão o teste que se estende até abril. A informação pode ser obtida, também, no escritório da Funcab, na avenida Desembargador Maynard, 284, sala 01, Cirurgia. A Fundação ainda comunica o novo número de telefone da Central de Atendimento FUNCAB em Aracaju, no qual poderão obter informações gerais referentes ao Concurso Público: (79) 3028-9220.
Os candidatos convocados para o TAF deverão apresentar no momento da identificação: laudo do teste ergométrico (original), atestado médico indicando que o candidato está apto a realizar o TAF e documento de identificação com foto atualizada.
Os convocados para o TAF deverão comparecer ao local do teste trajando camiseta, calção, short ou bermuda ou legging 3/4, meias e tênis. No momento da prova de natação, deverá estar com roupa adequada e composta.
O TAF visa avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato. A bateria de exames é composta dos seguintes exercícios físicos: barra, abdominal Curl-up, flexão de braço, corrida de fundo e natação. O candidato após realizar o TAF será encaminhado para o exame métrico que consistirá na avaliação da altura. Para ser considerado apto nesse quesito, o candidato deverá ter no mínio, 1,65. Já a candidata, 1,60.
De acordo com o edital, não serão atribuídas notas, mas a condição de apto ou inapto. Para ser considerado apto, o candidato terá que realizar o TAF no tempo e/ou nas repetições/distâncias exigidas. A prova de corrida de fundo, por exemplo, exige que o candidato cumpra 2.400 metros em 12 minutos. Já as candidatas precisarão cumprir 1.800 metros, no mesmo tempo.
Por Kátia Susanna com informações da Funcab