![]() |
Seed realiza capacitação para professores que trabalham em salas de recursos (Foto: Seed) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), deu início na manhã desta quarta-feira, 22, a 5ª edição do Curso Tecendo Saberes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A capacitação, que está sendo realizada no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), é destinada aos professores recém aprovados no processo seletivo simplificado e aos que já estão atuando mas que ainda não tinham essa capacitação.
O curso será realizado todas as quartas-feiras, num total de oito encontros, até o dia 10 de dezembro. Com uma carga horária de 80 horas, sendo 60 presenciais e 20 à distância, tem como objetivo instrumentalizar as práticas pedagógicas dos professores da educação especializada realizadas nas salas de recursos multifuncionais. Nesse primeiro encontro, a diretora da Dieesp, Maria Aparecida Nazário, falou aos cerca de 60 professores sobra a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Ela destacou que essa capacitação, que já vem sendo realizada desde 2010, ganhou tanta importância que atualmente também se estende para professores das redes municipais. Aparecida ressaltou a necessidade de dotar os professores das salas de recursos com conhecimentos para atender aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
“Os professores, para atuarem nas salas de recursos, devem ter a especialização no atendimento educacional especializado que é oferecida pela Universidade Federal do Ceará. Como as vagas da UFC não são suficientes, é facultado aos estados realizarem a formação continuada desses profissionais. E é isso que temos feito, temos capacitado esses professores para que eles possam desenvolver bem as suas atividades em salas de recursos”, afirmou.
Formação
Os professores participantes afirmaram ser de fundamental importância a realização dessa capacitação. Foi o caso da professora Noeme Bezerra Costa dos Santos, que ensina no Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima. “Hoje o ensino é inclusivo, nós estamos recebendo alunos com necessidades múltiplas, como cegueira, deficiências mentais, entre outras necessidades especiais. É preciso que exista na escola uma sala de recursos para atender esses alunos com um profissional especifico, visando deixa-lo, de fato, incluso”, declarou.
A professora Marbene Marques Santos, que ensina no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, trabalha com cerca de 10 alunos em sala de recurso. Ela afirmou que “esse curso está nos auxiliando no dia a dia, para sabermos melhor como lidar com esses alunos. Nós, professores, temos que ter essa especialização, temos que nos aprimorar”, disse.
Com informações da Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B