![]() |
(Foto: Ascom Seed/SE) |
Coordenadores municipais do Programa Saúde na Escola (PSE), profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de educação foram capacitados pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (SEED), para identificar problemas visuais em alunos. O treinamento, realizado nesta sexta-feira, 15, foi voltado para os municípios participantes do PSE.
Segundo Luciana Boaventura, referência técnica da SES para o PSE, com a aplicação de um simples teste é possível verificar se os estudantes têm a capacidade de enxergar objetos na forma e contorno ideais. "O objetivo do teste é fazer a triagem dos alunos que necessitam de óculos. O teste não faz o diagnóstico de doenças oftalmológicas e, ao ser identificado algum problema, a criança ou o adolescente devem ser encaminhados para um médico oftalmologista. É importante que os testes sejam feitos, inclusive, em estudantes que usam óculos", disse Luciana.
Para Roosevelt Rodrigues, coordenador do PSE da SEED, os problemas de visão são um dos responsáveis pelo baixo desempenho dos estudantes na escola. “A gente sabe que o processo de ensino e aprendizagem passa pela visão. Estão sendo encontrados nas escolas jovens com dificuldade de aprendizagem em consequência da visão. Essa capacitação vai fazer uma ponte direta com os déficits de aprendizagem desses jovens”, afirmou.
A secretária adjunta de Saúde de Porto da Folha, Nadja Maria Moraes Pereira dos Santos, acompanhou o treinamento junto aos técnicos do município. “É de grande importância acompanharmos a saúde e a visão das crianças. Vamos incentivar a realização desse teste nas escolas de Porto da Folha”, declarou.
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B